Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Havaianas lança tecnologia 3D para customização de sandálias

Disponível no aplicativo, o projeto busca trazer uma experiência única e inovadora para o consumidor

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Havaianas

A Havaianas, marca da empresa Alpargatas, desenvolveu um customizador 3D de sandálias para o aplicativo da marca. O projeto é parte da comemoração dos 60 anos da empresa e visa uma nova experiência para o consumidor e imersiva no app. Para isso, a companhia teve a ajuda da R2U, startup de soluções com tecnologia 3D, e a ioasys, especializada em criar soluções digitais.   

O aplicativo da Havaianas está disponível gratuitamente na Play Store e na App Store, e dentro dele fica o customizador 3D. A função permite ao consumidor criar a sandália a partir de seus gostos. Ao todo, são dois tipos de modelos disponíveis, oito cores de sola, oito cores de tiras, doze estampas e doze opções de pins.  

Ao final da customização, o usuário consegue ver por diferentes ângulos como ficou a sandália e comprá-la diretamente pelo aplicativo. O projeto ainda prevê a atualização do app, trazendo novas estampas, cores de sola e de tiras, pins e outras funcionalidades. 

“Com o customizador 3D, o consumidor terá uma experiência única ao navegar pelo aplicativo da Havaianas. Além de ‘brincar’ de criar sua própria sandália, visualizando todos os detalhes em 3D, o cliente poderá efetuar a compra pelo app”, comentou Valéria Carrete, Chief Revenue Officer da R2U. 

Desenvolvimento 

O  projeto foi dividido entre a R2U, responsável pela construção da tecnologia 3D, e da Havaianas, que implementou a tecnologia. Além disso, a equipe da marca de chinelos também foi responsável por adicionar a interface de usuário, fluxo de compras e time de ioasys. A aplicação da R2U foi incorporada em todo o sistema desenhado pela ioasys.  

Segundo Giovanni Abeni, HEad de operações e produtos da R2U, um dos principais desafios foi na etapa artística e na criação de modelos 3D. A dificuldade estava na junção das características, já que era necessário que os modelos fossem leves, realistas e configuráveis em diferentes variáveis. 

“O customizador 3D do aplicativo da Havaianas foi construído com o apoio de bibliotecas em Javascript para manipulação de 3Ds, unidas a uma camada lógica, gerenciada por APIs e bancos de dados da R2U”, explica Abeni. O executivo ainda comenta que tanto na parte tecnológica como na artística, foram utilizadas técnicas da indústria de desenvolvimento de jogos. 

“O time da R2U contou com três desenvolvedores e dois artistas 3D. Já a equipe da Havaianas foi composta por cerca de quatro desenvolvedores e dois designers, além de, claro, gestores de produto de ambos os lados”, detalhou. 

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias, Varejo
  • Tags: 3DBrasilClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitalEconomiaestratégiaHavaianasinovaçãomercado&consumonegóciosprodutostecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile