Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Entrevistas

Inteligência Artificial: Inimigo ou aliado?

Redação de Redação
16 de novembro de 2016
no Entrevistas
Tempo de leitura: 3 minutos
Kris Hammond, professor de ciência da computação na Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, e referência quando se trata do tema interação homem-máquina, esteve no Brasil em junho para falar sobre um dos maiores temores dos trabalhadores modernos: os computadores chegarão a substituir a mão de obra humana?
No evento Knowledge Exchange Sessions, Hammond mostrou que a capacidade dos sistemas de processar e analisar uma grande quantidade de dados já tem transformado os negócios e exigido novas habilidades dos profissionais. E isso não deve parar por aí. A chamada computação cognitiva deve mudar até a forma como tomamos decisões. A seguir, você confere a entrevista que ele deu a VOCÊ RH.
A computação cognitiva será capaz de substituir o ser humano?
Acredita-se que os computadores serão incapazes de lidar com as nuances de raciocínio que permite aos humanos avaliar o que está acontecendo com o mundo e tomar decisões. O pressuposto por trás dessa crença é de que as pessoas são realmente boas nesse raciocínio — e isso é uma mentira. Na realidade, nós estamos propensos a errar por causa de preconceitos e inclinações que carregamos e que influenciam nossas escolhas. Por conta disso, eu acredito que os sistemas de inteligência artificial nos ajudarão a melhorar nossas opções, evitando os convencionalismos que nos prejudicam. A capacidade dos programas de raciocinar sem esses prejulgamentos é poderosa; a tecnologia está apta a fazer melhor do que nós a gestão de decisões complexas. Por outro lado, assim como as máquinas estão livres das crendices que nos sabotam, nós temos informações sobre o mundo que elas não têm.
Como as pessoas podem se beneficiar dessa tecnologia?
Devido aos recentes avanços, existem áreas nas quais a computação cognitiva funciona inacreditavelmente bem, em particular nos campos em que há uma grande quantidade de dados, a partir dos quais previsões, problemas, oportunidades e avaliações podem ser desenhados. Por outro lado, existem setores nos quais os números ou não existem ou não estão em um formato que permita que sejam utilizados por computadores. É nessa parte que as pessoas e suas experiências continuarão se destacando. O fato de cada “sistema”, tanto o tecnológico quanto o humano, ter seus pontos fortes e seus pontos fracos é um bom argumento para a parceria homem-máquina, que deve combinar o melhor de ambos a fim de superar suas fraquezas.
De que forma a inteligência artificial deve influenciar a gestão de pessoas?
O maior impacto da computação cognitiva será no gerenciamento de carreira. A combinação do processamento de dados com as análises preditivas permitirá não apenas avaliar as pessoas mas também dar a elas conselhos proativos dizendo quais são seus pontos fortes e as áreas que devem focar para se desenvolver. No geral, a inteligência artificial e a ciência de análise de dados que a sustenta farão com que tenhamos indicações baseadas em provas, em vez de apenas suposições. Educação e saúde, por exemplo, são campos em que veremos as máquinas nos ajudando a melhorar não só o que fazemos, mas o que somos, apontando a direção para nos aperfeiçoarmos.
A partir de quando essa tecnologia começará a afetar as carreiras?
Logo. Mas o impacto não será o mesmo que esperamos. Quando a inteligência artificial começar a fazer tarefas mais intelectuais, haverá uma disrupção. Essa ruptura permitirá que os profissionais qualificados assumam posições de coordenação e façam trabalhos mais importantes e estratégicos, enquanto os sistemas inteligentes farão o trabalho tático. Essa linha divisória entre tático e estratégico irá mudar com o passar dos anos, com as máquinas realizando mais e mais serviços. Mas, se construirmos parcerias com as máquinas, isso nos ajudará por um bom tempo.
Precisamos temer a computação cognitiva?
As profissões altamente analíticas irão sentir o impacto dessa tecnologia muito em breve. Com isso, nós teremos menos cargos de entrada e mais posições estratégicas e de planejamento. Com o passar do tempo, a inteligência artificial estará habilitada a realizar tudo que nós fazemos também. No fim das contas, teremos de rediscutir quem nós somos e o que todos nós fazemos como profissionais. Mas esse dia ainda está muito longe.
Postagem anterior

Franquias de Imobiliárias, confira marcas associadas a ABF

Próxima Postagem

Por que a Roche realizou jogos e um ‘MasterChef’ em sua sede

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Dois anos depois da crise, Americanas apresenta plano de expansão focado no Nordeste
Entrevistas

Dois anos após revelação de rombo, Americanas planeja expansão focada no Nordeste

5 de janeiro de 2025
Dia
Supermercados

“Queremos ser reconhecidos como a opção mais econômica”, diz CEO do Dia Brasil

28 de outubro de 2024
Consumidores preferem comprar snacks em plataformas de entregas rápidas
Entrevistas

Consumidores preferem comprar snacks em plataformas de entregas rápidas

18 de maio de 2024
Kate Ancketill: "Novas gerações preferem o varejo físico"
Destaque do dia

Kate Ancketill: “Novas gerações preferem o varejo físico”

3 de outubro de 2023
Especializada em foodservice, Ebtlog aposta em soluções para driblar aumento de custos
Destaque do dia

Especializada em foodservice, Ebtlog aposta em soluções para driblar aumento de custos

5 de julho de 2022
Com foco no foodservice, Grano Alimentos planeja lançar linha plant-based
Destaque do dia

Com foco no foodservice, Grano Alimentos planeja lançar linha plant-based

20 de junho de 2022
Good Pick aposta na confeitaria saudável e planeja triplicar vendas em 2022
Destaque do dia

Good Pick aposta na confeitaria saudável e planeja triplicar vendas em 2022

17 de junho de 2022
"O empresário hoje é muito mais aberto ao conhecimento", diz CEO da G4 Educação
Destaque do dia

“O empresário hoje é muito mais aberto ao conhecimento”, diz CEO da G4 Educação

9 de junho de 2022
Próxima Postagem

Por que a Roche realizou jogos e um ‘MasterChef’ em sua sede

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.