Mercadinhos autônomos: 1 em cada 10 já fatura mais de R$ 100 mil por mês

Essa é uma das conclusões de uma pesquisa divulgada no AMLabs Summit 2025

Uma a cada dez operações de mercadinhos autônomos já ultrapassa R$ 100 mil de faturamento mensal no Brasil. Em dois anos, o setor saiu de uma faixa modesta para um cenário de alta performance, um salto que evidencia o amadurecimento do modelo e o ganho de eficiência operacional.

A conclusão é de uma pesquisa realizada pela AMLabs, empresa que desenvolve soluções para o modelo, também chamado de honest market (mercado de honestidade). A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, 16, no AMLabs Summit 2025, em São Paulo.

Segundo o estudo, 85% dos mercadinhos projetam crescimento para este ano, mesmo com o aumento da concorrência. No total, 82% das empresas acreditam que o mercado continuará crescendo.

[the_ad_group id="11688"]

A pesquisa também destaca que o autoatendimento ainda está concentrado majoritariamente em condomínios residenciais, mas há espaços claros para expansão em ambientes corporativos, comerciais e públicos, o que abre novas oportunidades de negócio e diversificação.

Entre as maiores preocupações percebidas pelos donos de mercadinhos autônomos, estão os furtos de mercadoria (receio de 51% das empresas pesquisadas), levantar capital para abrir novos pontos de venda (39%) e atender às demandas e expectativas dos clientes (39%).

A mesma pesquisa mostra, no entanto, que a taxa de furtos em minimercados caiu para menos de 3%, graças à adoção de tecnologias de automação, monitoramento e Inteligência Artificial (IA).

Outras conclusões da pesquisa são de que, em média, os mercadinhos oferecem de 200 e 600 SKUs, e de que existe uma equalização do desempenho de franquias e operações próprias.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile