Consumidores mais confiantes em 2026 vão buscar valor além do preço

Segundo estudo da WGSN, as decisões de consumo envolvem qualidade, confiança e tomada de decisões inteligentes como comprador.

Mais confiantes financeiramente em 2026, os consumidores vão continuar atentos aos gastos e a escolha de onde gastar será seletiva. Segundo um estudo apresentado pela WGSN no Latam Retail Show sponsored by IBM, as decisões de consumo serão guiadas pelo valor, que vai além do preço. Ele envolve qualidade, confiança e a tomada de decisões inteligentes como comprador.

“Olhando para o próximo ano, o ponto principal que destaco é que os consumidores vão se sentir um pouco mais otimistas e talvez mais estáveis financeiramente. Isso vai além de preços baixos. As pessoas estão escolhendo em quais categorias gastar mais e em quais economizar. Ou seja, vão gastar em alguns aspectos e economizar em outros, mas também vão priorizar experiências e diversão”, diz Joe McDonnell, diretor de Marketing de Consumo da WGSN.

A equação de valor muda de acordo com o perfil do cliente, exigindo que as empresas entendam com precisão onde está a prioridade de cada público. O desafio para o varejo é acertar no básico e, ao mesmo tempo, se diferenciar ao oferecer propostas que unam conveniência, credibilidade e experiência.

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“As marcas que quiserem se destacar precisarão garantir produtos de qualidade, práticas sustentáveis reais e cumprir suas promessas”, afirma.

McDonnell também destacou as transformações globais recentes que impactam os negócios, como a segunda presidência de Donald Trump, as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, o banimento do TikTok, o avanço acelerado da Inteligência Artificial, com o desenvolvimento de modelos chineses de baixo custo superando a OpenAI; e o crescimento de conteúdos criados por IA dominando os feeds das redes sociais.

O especialista apresentou algumas estratégias que podem guiar os varejistas a navegar nesse novo cenário e antecipar as demandas do consumidor:

Imagem: Mercado&Consumo

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