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Home Artigos

Os 6 elementos de transformação estrutural do varejo pela Inteligência Artificial

Momentum 1.085

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
16 de setembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 6 minutos
Os 6 elementos de transformação estrutural do varejo pela Inteligência Artificial

“O que a Inteligência Artificial irá transformar, de fato, o varejo ainda é campo farto para especulação. Mas algumas perspectivas já são concretas e várias delas já foram implantadas ou estão em implantação.

No plano operacional, é mais simples constatar a melhoria de todos os processos preditivos, o planejamento e a realização de atividades processuais, além de tudo o que será incorporado para aumentar a eficiência e a produtividade na logística, nos pagamentos, na experiência no e-commerce e no ponto de venda, bem como na interação, promoção, comunicação, serviços e informação ao consumidor, e no relacionamento comercial e operacional entre o varejo e seus fornecedores de produtos, serviços e soluções.

Em artigo publicado na Mercado&Consumo, Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting, tratou com bastante profundidade e extensão, com exemplos reais, o que já está sendo implantado e as perspectivas próximas.

Mas existem elementos estruturais e estratégicos que estarão em transformação como resultado dessa evolução, e pelo menos cinco deles nos parecem importantes considerar neste momento da jornada.”

O muito que tem sido mostrado como iniciativas já em operação, envolvendo personalização, predição, experiência, promoção, comunicação e relacionamento, combinando recursos conhecidos potencializados pela Inteligência Artificial, é apenas uma amostra do que virá por aí, especialmente na China, Coreia, Singapura e outras regiões da Ásia e Pacífico, quando comparado aos EUA, Europa e Brasil.

É importante lembrar que o menor rigor nos controles ligados à LGPD e suas variantes, como ocorre na Ásia e no Pacífico, poderá marcar avanços mais significativos naquela região, comparativamente ao que acontece no mundo ocidental, especialmente em tudo que envolve a relação com consumidores.

E envolvendo também os investimentos diretos do governo, como no caso da China, com a visão de que a liderança econômica e política no futuro estará diretamente relacionada à liderança em tecnologia, digital e Inteligência Artificial.

No plano estratégico, a especulação também predomina, mas os temas mais estruturais por suas diferentes vertentes merecem discussões e, se possível, antecipações pela dimensão de seus impactos.

Vale enumerar as mais significativas e desafiadoras:

O crescimento ainda mais relevante dos canais digitais na distribuição de produtos e serviços

Os canais digitais tendem a crescer mais em termos de participação nas vendas totais aos consumidores, devido à velocidade, facilidade e ao desejo dos próprios consumidores, potencializados pelo avanço do uso da Inteligência Artificial, em comparação com as lojas físicas, vendas diretas e outros canais. Os recursos que podem ser incorporados para conhecer, antecipar, servir e facilitar o processo de informação para a tomada de decisão e realização da compra serão mais importantes e ágeis nesses canais digitais. As participações das vendas do e-commerce na China e na Coreia, em relação ao varejo total, já são eloquentes em demonstrar essa realidade.

O aumento da desintermediação com marcas e fornecedores conectando diretamente o consumidor final

O crescimento dos canais digitais em suas diferentes vertentes, integrado com outros canais, será um elemento propulsor da aceleração do processo de desintermediação, envolvendo a venda direta ou integrada por meio de marketplaces e do cross-border da indústria fornecedora e das marcas para os consumidores finais. São processos que já estavam em expansão no período pré-disseminação da Inteligência Artificial Generativa e que estão sendo ainda mais acelerados, especialmente nas categorias de eletroeletrônicos, tecnologia, moda, utilidades e outras.

O avanço da globalização digital combinado com a desglobalização do varejo físico

A combinação estrutural desses dois elementos — crescimento da participação dos canais digitais e aumento da desintermediação — é um propulsor natural da expansão da globalização do varejo digital, ao mesmo tempo em que ocorre a desglobalização do varejo físico, que é, por si só, muito mais complexo, custoso e arriscado. Veja os exemplos de Walmart, Carrefour, Tesco, Marks & Spencer, Ikea, Casino e muitos outros, que têm reduzido o número de países em que operavam fisicamente.

A razão principal, além da complexidade operacional, tributária e trabalhista de operar no varejo físico, é que consumidores dos mais diferentes rincões do mundo — no interior da Europa, dos Estados Unidos, da África ou da América Latina — são atendidos diretamente por meio das plataformas globais, comprando produtos fabricados no interior de países da Ásia ou de outras regiões e pagando pelos mais diversos meios de pagamento digitais. Tudo isso é acelerado, facilitado, estimulado e racionalizado pela Inteligência Artificial.

Aumento do nível de competitividade e pressão na rentabilidade pela expansão da oferta reconfigurada e individualizada

A combinação dos fatores anteriores leva a um processo irreversível de ampliação da oferta de alternativas segmentadas, nichadas e individualizadas por meio dos diferentes canais, com recursos promocionais que estimulam desejos e, ao mesmo tempo, geram uma pressão maior sobre os preços praticados.

É certo que o uso da Inteligência Artificial permitirá uma maior racionalização em todos os processos, buscando reduzir custos, otimizar recursos e tornar a operação viável para enfrentar a pressão inevitável. No entanto, a tendência será uma maior pressão sobre os preços praticados, o que deverá estimular o crescimento da reconfiguração do varejo orientado para valor.

“Por conta dos diferenciais associados ao uso da Inteligência Artificial, que permitirá um melhor entendimento, planejamento e atendimento dos consumidores em todo o mundo, com redução de custos operacionais, logísticos e físicos, além de gerar escala global para iniciativas locais.

A reconfiguração estrutural o setor de varejo pela combinação dos elementos em transformação

O conjunto desses elementos leva à reconfiguração estrutural do setor de varejo, alterando o perfil, o escopo e o âmbito de sua atuação, pois parte de seu faturamento com vendas de produtos será redirecionada para a venda de serviços de intermediação entre marcas e fornecedores e os consumidores finais. Também haverá uma revisão do foco, investimentos e protagonismo em tudo que envolve tecnologia e digital, pois é nesse plano que serão definidas as lideranças econômicas e financeiras do presente e do futuro. E, igualmente, será necessário aumentar as vendas de serviços e soluções, reconfigurar o âmbito de sua atuação geográfica e repensar estrategicamente os elementos associados à sua marca e posicionamento.

Uma nova ordem nos modelos de organização, gestão, cultura nos negócios. E não só no varejo.

Tudo isso determina um profundo e radical repensar dos modelos de organização, gestão, cultura e transformação estrutural de todos os setores e negócios, em particular do setor de varejo, devido ao avanço da Inteligência Artificial.

O empoderamento do consumidor, das organizações e dos funcionários, colaboradores e parceiros, além de mudar as relações de trabalho e relacionamento, exige o repensar de novos modelos, estruturas, culturas e relacionamentos.

Os modelos de organização e cultura do passado deverão ser repensados em todos os seus aspectos, considerando tudo o que envolve o empoderamento dos agentes envolvidos, que estarão estimulados, desafiados e reconfigurados em seus papéis, expectativas, poderes, desejos, competências e capacidades de atuação.

A organização do passado, em especial a do setor industrial, que não se aproximou do consumidor final com sua dinâmica e profunda mudança cultural, de alguma forma, será a que terá  mais dificuldades devido à mudança do eixo e da intensidade do poder que emanam do consumidor empoderado pela Inteligência Artificial.

É preciso perceber, avaliar e propor esse repensar estrutural e estratégico no âmbito de todas as atividades para não se tornar apenas observador desse irreversível processo.

Vale refletir. E agir.

Nota: A Inteligência Artificial e seu impacto estratégico, estrutural, tático e operacional no varejo e no consumo são temas de destaque no Latam Retail Show, que ocorrerá de 17 a 19 de setembro em São Paulo. O evento discutirá como a IA afeta o comportamento do consumidor, o mercado, a geografia, a política, a economia e os diversos canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios, tanto nos mercados globais quanto no Brasil. O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não possa participar presencialmente. Os ingressos limitados já estão disponíveis pelo site.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

 

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Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

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