Seis em cada dez consumidores brasileiros já foram vítimas de fraude

Relatório do Varejo 2025, da Adyen, mostra que a média geral ultrapassa os R$ 11,2 milhões

Seis em cada dez consumidores brasileiros já foram vítimas de fraude
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Seis em cada dez consumidores brasileiros (63%) já foram vítimas de fraude de pagamento em algum momento, de acordo com dados do Relatório do Varejo 2025, da Adyen.

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Somente no último ano, 42% sofreram esse tipo de golpe, e um em cada cinco (20%) perdeu até R$ 600. Já o valor médio das perdas aumentou 44% em relação ao ano anterior, passando de R$ 2.022,46 em 2024 para R$ 2.903,96 em 2025.

Entre os varejistas brasileiros, seis em cada dez tiveram perdas de até R$ 4,35 milhões com fraudes. A média geral ultrapassa R$ 11,2 milhões; em 2024, era de R$ 8,3 milhões.

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“Os fraudadores estão mais sofisticados, e a Inteligência Artificial (IA) tornou os golpes mais escaláveis e difíceis de detectar. O desafio para as empresas é contar com sistemas ágeis e inteligentes, capazes de identificar e bloquear fraudes sem comprometer a experiência dos consumidores legítimos”, afirma Renato Migliacci, VP de Vendas da Adyen Brasil.

Os chargebacks, que são os estornos de compras contestadas pelos consumidores, fazem parte do desafio e representam até 20% dessas perdas para 65% das empresas. Para 22%, os custos com transações fraudulentas e estornos têm impacto financeiro significativo no negócio.

Cerca de 30% das empresas notaram aumento nas tentativas de fraude no último ano, especialmente em períodos de alta demanda, como a Black Friday e datas comemorativas, apontadas por 27%.

“Com esse cenário cada vez mais complexo, a combinação de tecnologia e confiança do cliente será o diferencial para proteger os negócios e garantir crescimento sustentável”, completa Migliacci.

Insegurança

A insegurança gerada pelas fraudes também afeta o comportamento dos consumidores. Cerca de 25% afirmam não permitir que seus dispositivos memorizem dados de pagamento devido aos riscos.

Para aumentar a proteção, 31% já utilizam biometria para autenticar compras, enquanto 26% se sentem mais confiantes quando os varejistas solicitam dupla autenticação para transações.

O Relatório do Varejo 2025 foi conduzido globalmente pela Censuswide e contou com a participação de mais de 41 mil consumidores e 14 mil varejistas em 28 países. Entre eles, 2 mil consumidores e 500 varejistas brasileiros.

Imagem: Envato

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