Na hora de sair de casa, você percebe que usou sua última cápsula de café. Mas não será necessário se preocupar com isso. Seu assistente, que conhece sua marca preferida e lembra do seu histórico de refluxo gastroesofágico, vai comprar o produto no supermercado de costume usando aquele cartão de crédito que lhe permite acumular bons pontos no programa de fidelidade. Quando chegar do trabalho, à noite, um novo pacote já estará na portaria. Seu assistente pessoal, nesse caso, será uma Inteligência Artificial (IA). Todas as decisões tomadas para reabastecer a despensa com seu café preferido e garantir que nada saia da rotina na manhã seguinte serão tomadas por agentes de IA – seu, do estabelecimento comercial e do banco, que conversarão entre si.
Os chamados “agentes de IA” são sistemas de software que usam a Inteligência Artificial para executar tarefas e alcançar objetivos específicos, tomando decisões e agindo de forma independente. Muito em breve, esses agentes vão navegar em sites, tomar decisões, fazer pagamentos e gerenciar tarefas diversas do nosso dia a dia. Milhões de pessoas vão usar as IAs para encontrar a roupa perfeita e pesquisar um novo lugar para passar as férias.
Uma solução desse tipo foi lançada recentemente pela Visa. É o Intelligent Commerce. “O agente facilita muito a nossa vida na hora de comprar e pagar. Ele está acoplado em estabelecimentos, como comércios, marketplaces e agências de viagem, e conhece muito bem os seus gostos, hábitos e maneiras de ser, além de ter as nossas credenciais de pagamento armazenadas”, explica Rodrigo Cury, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa.
A Inteligência Artificial não é exatamente novidade. Na própria Visa, é usada há mais de três décadas. Mas, nos últimos anos, tem evoluído em uma velocidade jamais vista. “O comércio vai ter um agente que é especializado em venda; o comprador, um que é especializado em compra. E eles vão negociar, vão se falar”, complementa Cury.
Bancos e marketplaces
O Intelligent Commerce da Visa está sendo testado por grandes bancos, principalmente. Eles podem resolver problemas das contas, fazer investimentos, encaminhar o financiamento de um imóvel. Marketplaces também são outro foco da solução baseada em agentes de Inteligência Artificial.
“Existe uma possibilidade muito grande de a lógica de como os marketplaces funcionam mudar completamente. Hoje o consumidor entra no marketplace, vai na busca, procura o que quer e o site traz sugestões. Imagine se existir um agente que entende o que o cliente quer e do que precisa? O consumidor vai entrar no site e ele já vai trazer sugestões. Em vez de falar o que você está procurando, o cliente vai falar o problema que quer solucionar”, diz o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa.
O agente de Inteligência Artificial do consumidor final ficará instalado no celular ou no computador, por exemplo. Caberá ao usuário determinar com que informações e em que momentos ele vai atuar. Se ele quiser, informações básicas sobre gastos e compras pagas com cartões da Visa são compartilhadas com o agente para que ele personalize recomendações de compra. Cada consumidor vai definir limites e condições para os gastos. Segundo a Visa, tecnologias de pagamento como tokenização e APIs de autenticação garantem segurança e fluidez às transações.
Imagem: Envato