Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

O que acontece na Ásia não fica na Ásia e impacta o varejo do Brasil

Momentum Nº 1.072

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
16 de junho de 2024
no Uncategorized
Tempo de leitura: 5 minutos
Ásia

“Diferentemente de Las Vegas, o que acontece na Ásia não fica só por lá e espalha mudanças no mundo nos mais diversos setores e igualmente no varejo do Brasil. Está aí o resultado que a expansão das plataformas asiáticas e o cross border têm tido na venda do varejo brasileiro e na rentabilidade do setor em várias categorias e, consequentemente, na geração de renda e emprego.

Essa situação não é particular para nós, pois ocorre em diversos países e tem suscitado ações diretas no âmbito tributário para buscar um melhor equilíbrio competitivo.

Mas esse é só um aspecto. Muitos outros precisam ser considerados e repensados de forma estratégica e com visão de futuro considerando as transformações geopolíticas, econômicas, financeiras, de consumo e no varejo que estão acontecendo.

E onde a Ásia tem se destacado com movimentos estratégicos, incluindo inovações no varejo físico e digital e envolvendo Inteligência Artificial.“

Enquanto Estados Unidos, Europa e Brasil enfrentam seus problemas econômicos e políticos com a ótica do curto prazo com muitas indefinições sobre o futuro próximo, na Ásia, em especial China, Coreia e Singapura, tomadas como exemplo, mas também em todo o Sudeste Asiático, o futuro está todo focado no consistente crescimento econômico e num maior protagonismo no cenário global.

Singapura vive um momento particular como resultado do crescimento econômico da Ásia como um todo e sua posição estratégica na região. Apesar de um “país-cidade-estado” e cidade concentrados num mesmo espaço físico muito limitado e com apenas 5,6 milhões de pessoas, tem um PIB per capita que é 9,3 vezes maior que o do Brasil, com todo nosso potencial e recursos.

Para se ter uma visão realista do momento e potencial de Singapura, foi o 8º maior destino de exportações brasileiras em 2023 e é de janeiro a maio de 2024 o 2º maior superavit comercial do Brasil no mundo, atrás apenas da China. Isso, em sua maior parte, tem a ver com exportação de petróleo, mas é crescente a participação de commodities agrícolas e outros bens. Num país em que 40% da água é importada e outra parte relevante dessalinizada!

O momento econômico e social da Coreia é diferenciado por méritos da liderança política e empresarial atuando de forma integrada, pois se posicionou para enfrentar o desafio geográfico pressionada pela proximidade com China e Japão e buscando ocupar espaço próprio.

O papel histórico e estratégico dos Chaebol há 40 anos contribuiu para forjar um país orientado para o crescimento com diferenciais ligados à tecnologia em áreas como automobilística, eletroeletrônicos, equipamentos industriais e em diferentes negócios.

O Sudeste Asiático, que inclui Singapura, Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã, é uma área em franco crescimento por seus próprios recursos, ações e opções e fortemente influenciada pelo arco de alianças estruturado pela China em seu projeto mais estratégico de protagonismo econômico e político no mundo, representado pela inciativa New Silk Road, criada em 2013 e revista em 2023. E que também inclui África e América do Sul.

Razões e Motivos

Além das questões geográficas, econômicas e políticas muito tem a ver com Estados que pensam de forma estratégica e capitalista, incluindo a China, e que faz planos e age de forma integrada com o setor empresarial para criar perspectivas realmente diferenciadas.

Em todos os casos que mostram essa evolução das economias desses países, existe um consistente projeto estratégico de médio e longo prazo que faz convergir recursos, foco e ações para promover o crescimento econômico e social numa era em que a competição é potencializada e as questões políticas não resolvidas dispersam atenção e tempo.

E no Brasil?

Comparativamente com qualquer dos países mencionados o Brasil é de longe o mais privilegiado pelos recursos naturais que se tornam cada vez mais escassos. E que em tese se constituem num ativo estratégico crítico no presente e ainda mais no futuro.

Mas ao mesmo tempo é aquele país que continua à deriva sem saber onde quer chegar e ampliando desigualdades, insegurança, problemas e indefinições.

Enquanto governos na Ásia pensam e se integram com os setores empresariais para desenvolver e implantar projetos, por aqui a polarização política se expande para a polarização setorial, geográfica, cultural e social, ampliando problemas e nos mantendo cada vez mais distantes do futuro que continuamos a sonhar, mas temos sido incompetentes para construir.

Vale refletir. E agir.

Não dá para continuar esperando grandeza de governos que pensam pequeno ao tratar da Nação. Tem sido um constante mais do mesmo, aprofundando e ampliando problemas enquanto o futuro fica adiado.

Ou o setor empresarial se mobiliza para criar esse projeto integrado ou estaremos definitivamente legando um país menor econômica, social e politicamente.

Que o acontece na Ásia não fique só por lá e possa nos inspirar aqui.

Notas

  1. No dia 27 de junho, em São Paulo, a Gouvêa Ecosystem realizará evento especial sobre impactos no varejo global e local das transformações que acontecem na Ásia, com especial ênfase em China, Coréia e Singapura onde estivemos recentemente em missões técnicas 360. O evento terá transmissão virtual e pode ser acessado para cadastramento por esse link.
  2. No Latam Retail Show de 17 a 19 de setembro no Center Norte em São Paulo, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados às discussões dos impactos das transformações no mercado, na geografia, na economia, no consumo e no varejo para os diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios. Com a presença de líderes marcas, iniciativas e cases que mostram caminhos já sendo percorridos na integração possível de negócios e desses setores para enfrentar os desafios à frente.

O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não possa participar presencialmente.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mafra expande negócio de saúde para SP com inovação na oferta de serviços de bem-estar

Próxima Postagem

Dia dos Namorados: e-commerce registra ticket médio de R$ 200 na data

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem
Dia dos Namorados: e-commerce registra ticket médio de R$ 200 na data

Dia dos Namorados: e-commerce registra ticket médio de R$ 200 na data

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.