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Red Lobster anuncia fechamento de 50 unidades nos EUA e considera recuperação judicial

A rede faturou US$ 2,2 bilhões no ano passado, uma queda de 8% em relação a 2022

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Red Lobster

A rede americana de restaurantes de frutos do mar Red Lobster está considerando entrar com um pedido de proteção contra credores, segundo o Wall Street Journal. A companhia tem 650 lojas nos EUA e, na segunda-feira, 13, anunciou o fechamento de 50 delas em 21 estados. Os funcionários ficaram sabendo do fechamento por colegas, que avisaram que eles tinham três dias para retirar suas coisas dos estabelecimentos.

Mais inusitado ainda foi o anúncio de um leilão online, no site da TAGeX Brands, de todos os estoques e até mesmo equipamentos de cozinha e móveis das lojas que estão sendo fechadas. A TAGeX disse que  o leilão é do tipo “winner takes all”, ou seja, o ganhador leva tudo o que estiver dentro da loja da Red Lobster que arrematar.

Jonathan Tibus, um managing partner da Alvarez & Marsal, foi nomeado CEO recentemente depois de um imenso turn-over de executivos. O sócio majoritário da Red Lobster é o fornecedor de frutos do mar Thai Union Group, que pagou US$ 575 milhões para ter 25% de participação na empresa em 2016.  Em fevereiro, o presidente da Thai Union, Thiraphong Chansiri, já havia dito que não colocaria mais recursos na rede e que a ideia era se desfazer da participação.

A Red Lobster faturou US$ 2,2 bilhões no ano passado nos Estados Unidos, uma queda de 8% em relação a 2022, segundo dados da empresa de pesquisa Technomic. A rede está na 41ª posição entre as maiores redes americanas de restaurantes. Em 2013, era a 24ª.

Para tentar se reerguer, a Red Lobster tentou diversas estratégias, incluindo uma espécie de rodízio de camarão em que os consumidores poderiam comer quanto quisessem por apenas US$ 20. No fim, só perdeu dinheiro.

Segundo o WSJ, muitas cadeias de restaurantes estão em dificuldades por conta da queda do poder de consumo dos americanos que ganham US$ 50 mil/ano ou menos, das altas taxas de juro e dos cortes de investimentos no setor.

As redes Tijuana Flats e Sticky’s Finger Joint também pediram recuperação judicial no mês passado. Outras redes como Dom’s Kitchen & Market e Foxtrot Market encerraram abruptamente suas operações.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãocriseDom’s Kitchen & MarketempresasestratégiaFaturamentofoodserviceFoxtrot MarketinvestimentolojalojasmarcasRed Lobster

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