Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Crise no varejo: há luz no fim do túnel?

Carolina Cândido de Carolina Cândido
16 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Os acontecimentos recentes em grandes varejistas brasileiras – Americanas, Tok&Stok, Camicado, Marisa, Renner – acenderam o alerta para uma crise no setor. Tratando-se de grandes players, os desdobramentos destes fatos podem ser cruciais para a economia como um todo.

O setor varejista, devido à sua proximidade com o consumidor, pode ser considerado um termômetro do consumo, da demanda e da economia como um todo. Neste contexto, compreender os ingredientes desta crise nos auxilia a vislumbrar o cenário futuro da economia brasileira e entender rumos e decisões a serem tomadas.

Sabe-se que há anos a economia brasileira sofre com crises diversas. Entende-se que o comportamento da economia é cíclico, mas parece que, para a realidade brasileira, os momentos de dificuldade têm sido mais frequentes do que os de aceleração e crescimento.

Se analisarmos a última década, de 2012 a 2022, o crescimento médio nominal do PIB nacional foi de 0,4%. Considerando crescimento populacional, inflação e a piora em indicadores sociais – como o índice de Gini, que mede desigualdade social –, pode-se dizer que a vida do brasileiro médio não ficou mais fácil e que houve redução de qualidade de vida.

Desde a crise fiscal e política pré-pandemia – que estende seus efeitos aos dias atuais –, e sofrendo os efeitos globais e nacionais da própria crise da pandemia, que tem como principais resultados aceleração inflacionária, aumento da taxa de juros e arrefecimento do crescimento econômico, a economia brasileira parece não ter encontrado o caminho do crescimento sustentável.

Atribui-se a crise das grandes varejistas principalmente ao estrangulamento da demanda, por conta da aceleração inflacionária recente, que influencia o poder de compra da população e tira do orçamento itens que não são considerados essenciais, além da elevada taxa de juros, que se mantém em dois dígitos desde o início de 2022, inibindo o consumo, o investimento e as negociações de recuperação judicial devido ao crédito escasso.

Apesar do cenário de inflação e da elevação da taxa de juros, em relação ao primeiro trimestre de 2022 a taxa de desocupação brasileira caiu 2,4 pontos percentuais. O rendimento médio real do trabalho teve elevação de 7,4%, assim como o Índice Cielo de Varejo Ampliado de abril apresentou crescimento das vendas do varejo de 1,7%, em relação ao mesmo mês de 2022, um crescimento real de 1,1%.

Pode-se dizer que há elementos que nos colocam em situação de análise contraditória, pois os indicadores econômicos de médio prazo apontam na direção de persistência da crise econômica e até a expansão e os de curto prazo, de forma tímida, nos levam a acreditar que há luz no fim do túnel.

É importante ter indicadores conjunturais que sinalizem na direção de uma recuperação econômica, como a melhora do emprego e do rendimento do trabalho. Porém, eles são suficientes para acreditarmos que a crise das grandes varejistas é pontual e não terá efeitos mais duradouros e prejudiciais à economia como um todo?

Na última edição do World Competitiveness Index, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil perdeu duas posições, ocupando o posto de 59º de país mais competitivo do mundo entre os 63 analisados, ficando atrás de países como Malásia, Peru e Botswana. Este é um indicador que deve ser levado em conta.

A crise dos grandes varejistas parece ser apenas um dos sintomas da condução pouco pró-oferta das escolhas de políticas públicas brasileiras. O País há anos está ficando para trás em relação às tecnologias que compõem a 4ª Revolução Industrial e tem sofrido com esta perda internacional de competitividade, ampliando sua vulnerabilidade externa e dependência tecnológica.

Se há luz no fim do túnel? Há anos os países se organizam em direção a uma verdadeira revolução em suas economias, divulgando seus planos de transformação de suas matrizes econômicas, coordenados por políticas públicas a favor da competitividade e protagonizados pelo setor privado.

Os indicadores conjunturais respondem a incentivos e acontecimentos também conjunturais, ou seja, de curto prazo. No pano de fundo, há a decadência estrutural da economia brasileira que ocorre há mais de 40 anos, quando o País dança conforme a música e não assume um direcionamento mais estratégico de seu desenvolvimento.

Espera-se um projeto mais estruturado de País, compreendendo o protagonismo do setor empresarial, a necessidade deste de ingressar de uma vez por todas na 4ª Revolução Industrial e que este projeto dê tração ao crescimento sustentável e ao desenvolvimento social. Esta é a luz no fim do túnel.

Carolina Cândido é consultora na Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O que uma banda pode nos ensinar sobre liderança?

Próxima Postagem

Apas Show 2023 terá setores focados em FFLV e alimentação saudável

Carolina Cândido

Carolina Cândido

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Apas Show

Apas Show 2023 terá setores focados em FFLV e alimentação saudável

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.