Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Varejo alimentar registra o pior desempenho de vendas em março

Dados são do Radar da Scanntech, que mostram que a inflação nos itens essenciais foi um dos principais fatores para esse recuo

  • de Redação
  • 4 meses atrás
Varejo alimentar registra o pior desempenho de vendas em março

O varejo alimentar registrou, em março, o pior desempenho de vendas do ano até o momento, encerrando o mês com retração de -4,6% nas vendas por unidades. Esse resultado foi reflexo da redução de -3,4% no fluxo de consumidores nas lojas e do aumento de 7,4% nos preços da cesta de mercearia básica, o que resultou em queda de -5,4% nas vendas de itens dessa categoria, em comparação com o mesmo período de 2024.

Os dados são do Radar da Scanntech, que mostram que a inflação nos itens essenciais foi um dos principais fatores para esse recuo, reduzindo a frequência de visitas dos consumidores aos supermercados.

“Neste ano, a Páscoa será comemorada em abril — ao contrário do ano passado, quando ocorreu no fim de março e impulsionou as vendas de itens sazonais naquele mês. Essa mudança provocou uma migração no período de compra de determinados alimentos típicos da data, impactando diretamente os resultados de março/25. Ainda que desconsiderado o efeito da sazonalidade, os preços apresentaram uma aceleração de 6,8%, enquanto as vendas por unidade recuaram -1,4%”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

Em março, os principais alimentos que fazem parte da rotina alimentar do brasileiro registraram aumento de preço. O leite, por exemplo, teve um acréscimo de 4,2% em relação a fevereiro e de 13,2% no comparativo com o ano passado. O café, principal responsável pelo aumento de preço da cesta de mercearia básica, subiu 7% no comparativo com fevereiro, e 74,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Outros itens essenciais também apresentaram elevação nos preços, como o ovo, que subiu 7,9%; a massa instantânea, 2%; o sal, 1,9%; e o macarrão, 0,3%, em relação a fevereiro.

“Ao observar especificamente a quarta semana de março, período em que tradicionalmente há um pico de consumo pré-Páscoa, nota-se uma queda de -8,6% nas vendas em comparação com o mesmo intervalo de 2024 — o que comprometeu a performance do mês, que vinha registrando resultados positivos nas três primeiras semanas”, completa Priscila.

Mesmo em um cenário de aumento de preços, o arroz e o feijão, indispensáveis na mesa do consumidor, registraram queda de -4,2% e -0,2%, respectivamente, em março em relação a fevereiro. No acumulado de 12 meses, o recuo foi ainda mais expressivo: -10% no preço do arroz e -24,4% no do feijão.

Imagem: Envato

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcomérciocomportamentocomprascrescimentocriseEconomiaempresasestratégiaFaturamentofoodservicemercadomercado&consumonegóciospreçosprodutosvarejistaVarejistasvarejovarejo alimentar

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile