Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Varejo alimentar registra o pior desempenho de vendas em março

Dados são do Radar da Scanntech, que mostram que a inflação nos itens essenciais foi um dos principais fatores para esse recuo

  • de Redação
  • 2 meses atrás
Varejo alimentar registra o pior desempenho de vendas em março

O varejo alimentar registrou, em março, o pior desempenho de vendas do ano até o momento, encerrando o mês com retração de -4,6% nas vendas por unidades. Esse resultado foi reflexo da redução de -3,4% no fluxo de consumidores nas lojas e do aumento de 7,4% nos preços da cesta de mercearia básica, o que resultou em queda de -5,4% nas vendas de itens dessa categoria, em comparação com o mesmo período de 2024.

Os dados são do Radar da Scanntech, que mostram que a inflação nos itens essenciais foi um dos principais fatores para esse recuo, reduzindo a frequência de visitas dos consumidores aos supermercados.

“Neste ano, a Páscoa será comemorada em abril — ao contrário do ano passado, quando ocorreu no fim de março e impulsionou as vendas de itens sazonais naquele mês. Essa mudança provocou uma migração no período de compra de determinados alimentos típicos da data, impactando diretamente os resultados de março/25. Ainda que desconsiderado o efeito da sazonalidade, os preços apresentaram uma aceleração de 6,8%, enquanto as vendas por unidade recuaram -1,4%”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

Em março, os principais alimentos que fazem parte da rotina alimentar do brasileiro registraram aumento de preço. O leite, por exemplo, teve um acréscimo de 4,2% em relação a fevereiro e de 13,2% no comparativo com o ano passado. O café, principal responsável pelo aumento de preço da cesta de mercearia básica, subiu 7% no comparativo com fevereiro, e 74,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Outros itens essenciais também apresentaram elevação nos preços, como o ovo, que subiu 7,9%; a massa instantânea, 2%; o sal, 1,9%; e o macarrão, 0,3%, em relação a fevereiro.

“Ao observar especificamente a quarta semana de março, período em que tradicionalmente há um pico de consumo pré-Páscoa, nota-se uma queda de -8,6% nas vendas em comparação com o mesmo intervalo de 2024 — o que comprometeu a performance do mês, que vinha registrando resultados positivos nas três primeiras semanas”, completa Priscila.

Mesmo em um cenário de aumento de preços, o arroz e o feijão, indispensáveis na mesa do consumidor, registraram queda de -4,2% e -0,2%, respectivamente, em março em relação a fevereiro. No acumulado de 12 meses, o recuo foi ainda mais expressivo: -10% no preço do arroz e -24,4% no do feijão.

Imagem: Envato

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcomérciocomportamentocomprascrescimentocriseEconomiaempresasestratégiaFaturamentofoodservicemercadomercado&consumonegóciospreçosprodutosvarejistaVarejistasvarejovarejo alimentar

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile