Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Empreendedorismo digital: 7 em cada 10 PMEs online são compostas por apenas uma pessoa

Estudo realizado pela Nuvemshop indica o perfil do empreendedor e os desafios enfrentados para vender online

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Empreendedorismo digital: 7 em cada 10 PMEs online são compostas por apenas uma pessoa

O empreendedorismo digital ainda é uma jornada solitária no Brasil: sete em cada 10 lojas virtuais são administradas apenas por uma pessoa. Apenas 27% das pequenas e médias empresas (PMEs) ativas na base de dados da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais, possuem mais dois a cinco colaboradores.

Os dados são do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop.

“A nona edição do NuvemCommerce traz dados valiosos sobre o perfil do empreendedor brasileiro no varejo digital. Por mais um ano, vemos que a maioria dos empreendedores não tem funcionários e muitos ainda mantêm outras fontes de renda além do e-commerce. Apesar dos desafios, os pequenos e médios negócios são parte essencial da economia. Entender esse cenário é fundamental para continuar reduzindo as barreiras para empreender online no país”, comenta Daniela Spinardi, diretora de Pequenas e Médias Empresas na Nuvemshop.

Ainda sobre o perfil desses negócios, 76% deles não possui loja física. Em relação aos produtos vendidos, 42% dos lojistas compram de fornecedores para revenda e outros 20% trabalham com o dropshipping, isto é, revendendo produtos nacionais ou internacionais. Além disso, 19,5% das lojas virtuais atuam somente com fabricação própria, enquanto mais de 13% fabrica e compra de fornecedores ao mesmo tempo.

Para Fernanda Peco, lojista Nuvemshop desde janeiro de 2022 e proprietária da Thebosh, a organização é a chave do crescimento do negócio. “A sobrecarga é o maior obstáculo para os empreendedores individuais e planejar é imprescindível para ter sucesso. Percebi que é necessário começar a preparação com meses de antecedência para lidar com sazonalidades e picos de demanda como o Dia das Mães”, comenta Fernanda. “Apesar das dificuldades, vejo meu negócio crescendo em todas as frentes e, em 2023, o faturamento aumentou aproximadamente 50% em comparação a 2022 e o ticket médio foi de R$80,79″ para R$91,72”, comenta. Em 2024, a Thebosh atingiu a categoria de microempresa e, com apoio na área contábil, a proprietária espera ter tempo para investir ainda mais na expansão da empresa.

Já sobre o perfil do pequeno e médio empreendedor do varejo online, a pesquisa indica que pouco mais da metade dos entrevistados (60%) têm até 39 anos de idade e 47% não têm filhos. Além disso, muitos jovens estão apostando neste formato: quase 17% dos entrevistados têm de 18 a 24 anos.

Sem contar que o e-commerce nem sempre é a única renda da casa: cerca de 39% dos lojistas têm outro trabalho ou fonte de renda além da loja virtual. Em relação à escolaridade, o perfil é bastante diverso: 35% têm Ensino Superior completo, 32,5% estudaram até o Ensino Médio e 11% realizaram uma pós-graduação.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Clientescompraconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceempreendedorempreendedoraempreendedoresloja físicaLoja Virtuallojistalojistasmercadomercado&consumoonlineperfilPMEsprodutostendênciavarejo digital

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile