Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Após três meses em queda, consumo em restaurantes avança em dezembro

Pesquisa da Fipe, em parceria com a Alelo, aponta para uma possível recuperação do setor

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Após três meses em queda, consumo em bares e restaurantes avança em dezembro

Após três meses de indicadores negativos, o consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias registrou um avanço de 5,6% no faturamento em dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2020.

Segundo o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, houve aumento de 12,4% na quantidade de vendas e de 3,8% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação no mês de dezembro.

Segundo os pesquisadores da Fipe, os números apresentados podem sinalizar uma reversão do padrão negativo observado nos últimos meses, refletindo o contraste crescente em aspectos econômicos (restrições foram levantadas) e sanitários (vacinação e controle da pandemia).

“Depois de três meses de indicadores negativos, os restaurantes vivenciaram em dezembro um mês positivo em faturamento, quantidade de vendas e número de estabelecimentos que realizaram transações, o que aponta para uma possível recuperação do setor”, afirma Cesario Nakamura, presidente da Alelo.

Apesar da recuperação, os índices ainda estão abaixo ao observados ao período pré-pandemia, em 2019: -25% no faturamento, -38,8% na quantidade de vendas e -6,3% no número de estabelecimentos que realizou transações.

Supermercados registram alta

Já o Índice de Consumo em Supermercados (ICS), que acompanha as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, registrou um avanço de 14% na quantidade de vendas e de 16,7% no número de estabelecimentos que realizou pelo menos uma transação.

Se comparado ao período pré-pandemia, os supermercados registraram aumento de 1,5% no faturamento e 2,8% no número de estabelecimentos que registrou ao menos uma transação, enquanto houve queda de 7,5% na quantidade de vendas.

Imagem: ShutterStock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilclienteClientescomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentocriseDeliveryEconomiaempresasfoodservicelojalojasmarcasnegóciospandemiaprodutosrestaurantesserviçossupermercadosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile