Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Franquias

Setor de franchising aposta em inovação

  • de Redação
  • 7 anos atrás

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou uma pesquisa que demonstra que 91,8% das empresas franqueadoras do país investiram em inovação entre os anos de 2014 e 2016. O estudo foi realizado com 24,3% de todas as empresas do segmento instaladas no Brasil em 2017. A Confederação Nacional de Serviços (CNS) foi parceira na realização desta análise, com base na metodologia para coleta de dados desenvolvida pela Fundação Dom Cabral.

Entre as pesquisadas, 43,1% acreditam que a inovação aumentou a rentabilidade da empresa e 50,7% consideram que ampliou a participação da marca no mercado.

A inovação no franchising se concentra principalmente na aquisição de softwares, com 90,3% dos investimentos, em tecnologias (88,5%) e em conhecimento externo (81,2%). João Carlos Lopes Fernandes, professor de engenharia da computação do Instituto Mauá de Tecnologia acredita que esse foco em softwares acontece porque eles são importantíssimos para o controle financeiro das empresas, na previsão de custos e vendas, de todos os tipos de companhias, não apenas as mais tecnológicas.

Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF afirma que “não é um trabalho de inovação disruptiva, mas sim uma inovação incremental, que busca a melhoria contínua. Este é um ambiente que ainda está sendo estruturado e que procura auxílio com outros parceiros”.

O estudo revelou ainda que 50,5% das empresas possuem um responsável pela gestão de inovação e 42,5% delas têm um centro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), isso demonstra a construção da cultura da inovação dentro das empresas do setor de franquias. Outro dado que complementa esta informação é: 60,8% das companhias afirmaram ter recebido ideias de seus colaboradores internos, demonstrando que a implantação interna da inovação traz resultados.

*Informações retiradas da Agência Estado

*Imagem reprodução

  • Categories: Franquias, Inovação, Notícias

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile