Grupo Tapajós planeja triplicar farmácias franqueadas com bandeira popular

Companhia inaugurou 15 unidades da Flexfarma em dois meses e prevê 60 até o fim do próximo ano

Grupo Tapajós

O Grupo Tapajós, líder de mercado farmacêutico no Norte do Brasil, planeja aumentar a expansão na região com a bandeira popular Flexfarma. Através da criação de franquias, a empresa inaugurou seis unidades em dezembro, totalizando 20 lojas. A meta para 2023 é triplicar o volume de unidades nesse formato.

O projeto teve início em maio de 2021, envolvendo duas unidades na região metropolitana de Manaus, no Amazonas. A companhia projetou o retorno sobre o investimento em 12 a 24 meses, mas o rápido resultado alcançado pelos franqueados estimulou o grupo a antecipar os planos de crescimento, que se estendem ao interior do Amazonas.

Números do mercado ajudam a endossar os objetivos do Grupo Tapajós. No Brasil, enquanto 25% das pequenas empresas fecham nos dois primeiros anos, o percentual cai para 5% no segmento de franquias. De acordo com dados da consultoria IQVIA, o setor responde por 17% do faturamento do mercado farmacêutico brasileiro, mas chega a ter 34% de participação em categorias como genéricos e medicamentos isentos de prescrição (MIPs).

[the_ad_group id="11688"]

Setor em crescimento

“Nosso principal foco está no estímulo aos empreendedores das farmácias independentes, que encontram na franquia uma alternativa para impulsionar seu negócio. Mas agora começamos também a atrair o interesse de empresários de outros setores, dispostos a pegar carona na evolução do varejo farmacêutico”, avalia a gerente de franquias Suelen Oliveira.

Fundada em 2011, a Flexfarma mantém dez lojas próprias e 20 franquias na cidade de Manaus, com a proposta de ser uma rede econômica, mas com um diversificado mix de medicamentos, produtos de perfumaria e conveniência.

O grupo também administra a Distribuidora Tapajós, que atende 3,1 mil clientes mensalmente e reúne um portfólio superior a 9 mil SKUs. “Nossa divisão de atacado farmacêutico é um facilitador para a operação logística, especialmente em uma região geograficamente desafiadora, e assegura melhores condições de precificação”, argumenta.

Imagem: Divulgação 

Sair da versão mobile