Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Adoção de tecnologias de inteligência artificial cresce no varejo

Pesquisa aponta que seis em cada 10 varejistas planejam adotar novas tecnologias

  • de Redação
  • 2 anos atrás
tecnologias

À esteira da digitalização do consumidor, quase seis em cada 10 varejistas planejam adotar tecnologias de inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e visão computacional no próximo ano para aprimorar a experiência de compra oferecida nas lojas físicas e digitais.

A informação é da Pesquisa AI in Retail, da Honeywekk, que entrevistou cerca de mil diretores de varejo nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África nas áreas de TI, operações e experiência do cliente.

O estudo também indica que o setor vê essa tecnologia como complemento e aprimoramento de sua força de trabalho, e não como eliminação de empregos. Quase metade (48%) dos entrevistados acredita que essas ferramentas terão um impacto significativo no setor nos próximos três a cinco anos.

“A inteligência artificial e a aprendizagem de máquina têm o potencial de permitir que os varejistas ofereçam experiências personalizadas, otimizem as operações, melhorem o gerenciamento de estoque e evitem fraudes – tudo isso aumenta a satisfação do cliente e pode levar ao aumento das vendas e da lucratividade”, afirma George Koutsaftes, presidente e CEO da Honeywell Safety and Productivity Solutions.

O estudo aponta que 38% dos entrevistados estão usando essas tecnologias para casos de uso ou regiões selecionadas, 35% estão usando em maior escala e 24% estão em fase piloto ou em discussão. Apenas 3% disseram que não utilizam em nenhum grau.

Experiência do cliente

A conveniência da compra online com entrega rápida e opções de compras selecionadas na loja aumentaram as expectativas dos consumidores. Os varejistas entrevistados disseram que estão altamente motivados para implementar novas tecnologias que os ajudem a atingir seus objetivos.

As três principais razões que os líderes deram para a implantação de novas tecnologias incluem melhorar a experiência do cliente (59%), impulsionar maior produtividade (49%), e alcançar eficiência de custo/retorno do investimento (44%).

Os entrevistados da pesquisa preveem que as inovações de IA, aprendizagem de máquina e visão computacional trarão maior valor para quatro funções principais no varejo: automatizar e dar suporte às tarefas do dia a dia, como separação e agendamento; apoio ao atendimento ao cliente, incluindo chat ao vivo, para canais digitais; criando campanhas de marketing direcionadas ao cliente e melhorando o gerenciamento de estoque.

Barreiras à adoção generalizada

Os resultados do estudo sugerem que a maioria dos varejistas vê as tecnologias como ferramentas para aumentar e maximizar sua força de trabalho, em vez de substituir funcionários. Apenas 7% dos entrevistados disseram que o objetivo principal dessas soluções seria reduzir o trabalho humano.

Apesar do grande impacto potencial destas tecnologias, os dados da pesquisa indicam três barreiras principais à adoção generalizada, como restrições orçamentárias (39%), dificuldade em demonstrar o valor do negócio (29%), e falta de expertise interna para manter a tecnologia (21%).

Imagem: Shutterstock 

  • Categories: Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
  • Tags: consumidordigitalempresasestratégiaIAinovaçãoInteligência ArtificialinvestimentomarcasomnichannelonlineserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile