Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

TIM teve 20% dos acessos em 5G durante Rock in Rio, o dobro do esperado

O pico de 20% na TIM durante o festival de música pode ser explicado pela maior concentração de um público de renda mais alta

  • de Redação
  • 3 anos atrás
TIM

A utilização da internet móvel de quinta geração (5G) correspondeu a 20% do total de acessos dos clientes da TIM durante o Rock in Rio, o dobro do esperado pela companhia. A tele instalou 35 antenas na Cidade do Rock, sendo 25 oferecendo o 5G, que registrou velocidade média de 300 Mbps e picos que superaram 1 Gbps durante o evento.

Em geral, o total de celulares compatíveis com o 5G ainda responde por menos de 10% da base total de assinantes das operadoras de telefonia móvel no Brasil. O pico de 20% na TIM durante o festival de música pode ser explicado pela maior concentração de um público de renda mais alta e com aparelhos mais modernos. Para captar o 5G basta ter um celular compatível e estar dentro de uma zona coberta pelo novo sinal. Não é preciso trocar o chip nem contratar um novo plano.

A TIM, que foi patrocinadora oficial do Rock in Rio, registrou nos sete dias de evento uma movimentação de 133 terabytes de dados pelos seus clientes. Esse volume de dados seria suficiente, por exemplo, para assistir a vídeos no YouTube por 45 anos e sete meses sem parar, de acordo com comparação feita pela operadora.

Quase 30% desse volume foi direcionado para upload de fotos e vídeos, mas também foram intensos o envio de mensagens e realização de videochamadas e transmissões em tempo real – impulsionados pela chegada do 5G.

A companhia apostou no patrocínio do festival como forma de divulgar a sua cobertura. A TIM largou na frente das rivais Vivo e Claro na instalação de antenas para propagar a nova geração de internet. A cobertura da TIM alcança 168 bairros cariocas, enquanto a da Vivo e da Claro ficam em 17 e 18, respectivamente, neste primeiro momento.

O CEO da TIM, Alberto Griselli, considerou positiva a performance da operadora durante o festival de música. “Realizamos o primeiro grande evento 5G do País, reforçando todo o potencial dessa tecnologia e indo além das nossas expectativas. Nossa rede funcionou plenamente, tanto no 5G quanto no 4G”, afirmou em nota. “Fomos ainda uma das marcas mais comentadas nas redes sociais e recebemos mais de 20 mil pessoas em nossos espaços na Cidade do Rock, reforçando nossa conexão com a música e com a inovação”, complementou.

A TIM analisou o volume de dados trafegados por dia e registrou maior intensidade de uso em 4 de setembro, domingo que teve como principal atração o cantor canadense Justin Bieber. Seu show, aliás, bateu recorde de utilização da rede da operadora, seguido pelas apresentações de Dua Lipa e Ivete Sangalo, tecnicamente empatada com Coldplay e Guns N’ Roses.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Circe Bonatelli)

Imagem: Shutterstock 

  • Categories: Inovação, Notícias, Tecnologia
  • Tags: 5GBrasilcelularescomportamentoconsumoestratégiainovaçãomercadomercado&consumonegóciosonlineRock in RiotecnologiaTIMvarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile