Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

Tremenda confusão

Redação de Redação
15 de agosto de 2014
no Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos

Já faz tempo que existe um equívoco assumido pelo Varejo de que o consumidor insiste em receber atendimento. Isso é só, parcialmente, verdadeiro.

O consumidor quer, na verdade, resolver seu problema e isso passa por encontrar, da forma mais fácil possível, o produto ou serviço que satisfaça suas necessidades ou desejos.

Sejam produtos alimentares para a confecção de uma nova receita ou queijos e vinhos para impressionar os convidados de uma recepção, seja a compra de um roupa nova para o dia a dia, os consumidores de uma forma ou outra estão sempre em busca de uma solução para os seus desejos.

Como, em determinadas circunstâncias, a exposição das mercadorias é confusa, existe excesso de produtos, falta informação sobre as características desses produtos, o preço não está fixado corretamente, o layout da loja não favorece a visibilidade da oferta, e a loja abarrotada de mercadorias.

Tudo isso prejudica o acesso do consumidor aos produtos e, desta forma, a melhor alternativa para ele será identificar e avaliar mais rapidamente sua necessidade com a ajuda do vendedor ou do atendente da loja.

Ou seja, em muitos casos o vendedor e/ou atendente, passa a ser um instrumento para  compensar as deficiências de uma loja que não consegue cumprir adequadamente seu papel.

Autonomia para o cliente

Sanadas essas questões, a tendência cada vez mais presente, é que o consumidor procure resolver de forma mais autônoma as suas necessidades.

Esse pressuposto está associado fortemente a uma mudança no perfil do consumidor, que busca, quase que desesperadamente, mais conveniência para sua vida, o que passa por maior facilidade na identificação e escolha do produto ou serviço e rapidez na finalização da compra.

Tal comportamento é reforçado pelo fato que uma parcela já significativa de consumidores estarem cada vez mais familiarizados com o consumo em lojas virtuais e cada vez mais aparelhados com smartphones para apoiarem o seu processo de pesquisa e comparação entre produtos.

Se ainda não estão convencidos, percebam o quanto vem se expandindo nos grandes centros urbanos o número de vendor machines nos pontos de alta concentração de pessoas (metrôs, terminais de ônibus, trens, etc.), com os mais variados produtos.

Vejam o quanto as pessoas se sentem atraídas por soluções como Totens Digitais (quando disponíveis) para buscarem informações.

Observem como os shopping centers estão ampliando o número de equipamentos de autoatendimento para o pagamento dos estacionamentos.

As experiências de redes americanas com a expansão dos self checkouts (em algumas lojas da CVS nos Estados Unidos a maioria dos consumidores já opta por realizar o checkout nestes equipamentos) têm demonstrado um apetite cada vez maior dos consumidores em cuidar do próprio processo.

A Rede Muffato de “super” e “hiper” mercados, com sede no Paraná, tem tido experiências positivas com a implantação desse tipo de equipamento em suas lojas em Londrina, demonstrando que esse fenômeno em termos de mudança cultura não está restrita somente aos grandes centros urbanos.

É tempo, portanto, do Varejo rever esses paradigmas há tanto tempo arraigados, cuidando de impor mais organização e tecnologia na loja, disponibilizando elementos que permitam aos consumidores optar pela forma como querem realizar suas compras. Isso pode ser considerado também uma boa oportunidade para reduzir custos operacionais, uma vez que o custo de mão de obra deixou de ser tão baixo, o que sempre inibiu esse tipo investimento.

É lógico que existirá, alguns modelos de negócio para o qual essa solução não é aplicável, assim como sempre haverá consumidores que gostam de realizar suas compras com o suporte de um vendedor. Existem também muitos consumidores que sofrem de carência afetiva e que gostam de ir às lojas para conversar com os vendedores, mas isso é uma disfunção e é prudente não se direcionar o modelo de negócios às exceções.

 

Alexandre Horta (horta@gsmd.com.br), sócio sênior da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

Afinal, tem shopping demais no Brasil?

Próxima Postagem

A falácia do esgotamento da opção pelo consumo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem

A falácia do esgotamento da opção pelo consumo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.