IA e leilões digitais ganham força para transformar estoque parado em lucro

Com e-commerce crescendo 19% ao ano até 2027, gestão inteligente de estoque vira diferencial competitivo

IA e leilões digitais ganham força para transformar estoque parado em lucro
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A Inteligência Artificial (IA) generativa vem mudando a forma como as empresas gerenciam seus estoques, de acordo com Kenneth Corrêa, especialista em tecnologia e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV). Ele destaca que a tecnologia, aliada a sistemas de recomendação avançados, prevê demanda, otimiza preços e identifica produtos com baixa rotatividade “antes que se tornem um problema”.

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Corrêa explica que as empresas estão adotando uma abordagem mais holística para entender seus consumidores. “Plataformas de dados do cliente (CDPs) já preveem a rotatividade de produtos e segmentam campanhas para escoar estoques específicos e personalizar ofertas para diferentes regiões, perfis de consumo e ofertas”, acrescenta.

Os leilões digitais também são uma saída para quando a tecnologia preditiva não é suficiente para reverter o acúmulo, sendo essa uma estratégia que vem crescendo no Brasil.

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“Os leilões corporativos representam uma forma rápida, segura e eficiente de transformar estoque em capital com liquidez imediata. Produtos que antes ocupavam espaço e geravam prejuízo podem encontrar novos mercados e novos públicos por meio dessas plataformas”, explica Thiago da Mata, da Kwara, plataforma de leilões online.

Segundo Da Mata, empresas de diversos segmentos — de eletrodomésticos a mobiliário — já utilizam esse recurso como parte do planejamento estratégico.

Perspectivas para os próximos anos

Até 2027, o comércio eletrônico no Brasil deve crescer, em média, 19% ao ano, segundo projeções da Payments CMI. Diante desse ritmo acelerado, a gestão inteligente de estoque passa a ser não só um diferencial, mas um pilar de sustentabilidade do negócio.

“Nos próximos anos, veremos a integração entre sistemas de gestão de estoque, IA preditiva e plataformas de liquidação automatizada. A Amazon já experimenta isso com sua tecnologia Just Walk Out e sistemas de recomendação em tempo real”, afirma.

Já Eduardo Augusto, CEO da IDK, consultoria especializada em tecnologia, design e comunicação, reforça a importância da execução. “Nunca tivemos tanta ferramenta disponível e tanto conhecimento compartilhado. A diferença está em escolher os parceiros certos e manter o foco. Vendas sempre serão prioridade, um negócio que não vende, quebra.”

Para Mata, a combinação de inovação e sustentabilidade será a chave do próximo ciclo. “Ao vender produtos parados para novos compradores por meio de leilões digitais, estamos promovendo economia circular e uso mais eficiente de recursos de uma forma segura e transparente. É uma solução que beneficia empresas, consumidores e o meio ambiente. Grandes organizações já vêm utilizando essa estratégia e quem ainda não começar ficará para trás.”

Imagem: Envato

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