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Home Artigos

As ondas de evolução de retail media nas lojas e seu impacto na valorização do varejo

Momentum nº 1.076

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
15 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
As lições que o varejo do futuro pode aprender com o retail media

“No ambiente do varejo físico, no começo eram ‘telinhas’ colocadas principalmente em super e hipermercados e também nos supercenters e drugstores nos EUA. Sua principal finalidade era criar um canal de informação e comunicação para consumidores e uma receita extra para os varejistas.

Nas suas ondas posteriores e no futuro próximo tudo tem a ver com incorporação de mais informações, tratamento de dados integrados com design e arquitetura e mais inteligência artificial para trazer mais recursos, informação, experiência e canais digitais para o espaço físico para personalizar, maximizar vendas, margens, resultados, satisfação, prazer e fidelidade de omniconsumidores gerando melhoria de desempenho do varejo e seus fornecedores de marcas, produtos, serviços e soluções.

No mundo ocidental, Walmart Connect a partir de 2021, e em 2023 o lançamento de Unlimitail, joint venture entre Carrefour e o grupo de comunicação Publicis, são exemplos da ambição e visão do potencial que esse negócio reconfigurado representa.

Mas, se considerarmos o que acontece na China, com Alibaba, Tencent e outros em suas operações de varejo físico e digital, ou na Coreia com Lotte e Shinsegae, o potencial futuro é muito mais estratégico e ambicioso.”

É possível reconhecer algumas ondas no processo evolutivo do retail media no ambiente físico que destacamos a seguir.

1ª onda – Início e desenvolvimento

Nos anos 2000, varejistas começam a explorar a publicidade digital em suas lojas, oferecendo espaços para anúncios de produtos. Teve início nos EUA e Walmart e redes de drugstores estavam entre os principais promotores da iniciativa. A ideia inicial era aproveitar o tráfego das lojas para gerar receita adicional para o varejo. Não havia nenhuma conexão com e-commerce, até porque era incipiente.

2ª onda – Propaganda contextual

Os anúncios passam a considerar o contexto para criar uma maior conexão com os consumidores das diversas categorias de produtos com nenhuma personalização ou segmentação, porém a dinâmica de criação e produção já tem forte evolução para a diferenciação.

3ª onda – Segmentação básica 

Com maior análise de dados, os varejistas começaram a utilizar informações de comportamento de compra e navegação para a segmentação de anúncios.

Nessa onda, também no ambiente físico buscou-se incorporar aprendizados do e-commerce no uso da mídia programática, que permitia evolução na oferta de espaços publicitários com anúncios mais direcionados e eficientes, levando parte dessa experiência para o mundo físico.

No ambiente digital, inicia-se a personalização de anúncios com base no histórico de compras e nas preferências dos consumidores, passíveis de captura, tratamento e uso no meio digital, mas apenas um sonho no ambiente físico.

4ª onda – Início da integração omnicanal 

Nesse período, varejistas passaram a integrar campanhas digitais com retail media no ambiente físico em estratégias combinadas omnicanal.

Na Ásia, pela concepção dos Ecossistemas de Negócios, como Alibaba, Tencent, Didi e Pinduoduo, quando se formam grupos de empresas integradas e tendo como epicentro de tudo as informações e conhecimento do consumidor, essas frentes de integração avançaram de forma mais rápida do que tem sido observado no mundo ocidental

5ª onda – Criação de plataformas dedicadas 

Com a evolução do Walmart Media Group para Walmart Connect em 2021, consolidando suas operações de retail media, iniciou-se o ciclo de criação de plataformas dedicadas ao tema com a visão de um negócio mais estratégico integrando o digital e o físico.

De forma similar, mas envolvendo dois grupos diferentes, Carrefour e Publicis implantaram na França, Argentina e Brasil a partir de 2023 a Unlimitail, com a mesma proposta de trabalhar retail media de forma integrada e com a visão estratégica de combinar o mundo físico e o digital para capitalizar conhecimento e informações dos consumidores e potencializar negócios.

6ª onda – Monetização de dados e incorporação de Inteligência Artificial

Varejistas passam a monetizar os dados relativos ao comportamento dos consumidores, oferecendo insights para marcas, anunciantes, prestadores de serviços e provedores de soluções, oferecendo o resultado da integração de informações dos consumidores dos ambientes físico e digitais com crescente uso de Inteligência Artificial e machine learning para otimizar campanhas e prever comportamentos de consumo, melhorando resultados e desempenho de seus próprios conceitos e formatos e dos produtos e serviços oferecidos.

A evolução do retail media

Para além de um veículo de comunicação, promoção e relacionamento no momento mágico da experiência na loja, todas as ferramentas e instrumentos que estão sendo agregados aos processos de monitoramento, reconhecimento, personalização, premiação, gameficação e gratificação tornam o retail media um elemento crítico no ambiente e nos negócios do varejo no presente e no futuro por seu decisivo potencial de melhoria de vendas, margens e resultados para os próprios varejistas e seus fornecedores.

É preciso reconhecer que a evolução desse processo na Ásia, em especial envolvendo China, Coreia e Singapura, tem velocidade, expansão e desempenho bastante superiores.

Estimulada por menores restrições na captura, tratamento e uso de dados de consumidores, inclusive com reconhecimento facial combinados com uso de redes sociais e pagamentos digitais, como WeChat, Alipay ou WePay, a perspectiva futura será cada vez mais impactante no varejo físico e elemento de equilíbrio na reconfiguração da participação dos canais de vendas, promoção e relacionamento em todo o mundo.

Todos esses elementos fazem e farão parte da revisão estratégica das organizações varejistas e serão elementos potencializadores de seus valores de mercado, assim como ativos importantes na reconfiguração do papel das lojas físicas redesenhadas estrategicamente para serem catalizadoras de experiências e negócios.

Vale refletir

Notas:

  1. A Gouvêa Ecosystem promoveu evento especial sobre impactos no mercado e no varejo globais e na realidade brasileira das transformações que acontecem na Ásia, com especial ênfase em China, Coreia e Singapura, onde estivemos recentemente em missões técnicas 360. O evento teve transmissão virtual e pode ser acessado por este link. E o que de mais importante foi apresentado e discutido sobre a reconfiguração do varejo global pode ser discutido em um evento direcionado para a realidade local em todos os mercados brasileiros no Gouvêa Retail Lab. Entre em contato (thiago.farias@gsmd.com.br) e veja como promover essa discussão.
  2. No Latam Retail Show, de 17 a 19 de setembro no Center Norte, em São Paulo, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados às discussões dos impactos das transformações no mercado, na geografia, na economia, no consumo e no varejo nos diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios nos diversos mercados mundiais. O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não possa participar presencialmente. Os ingressos limitados já estão disponíveis pelo site.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

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