Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Economia

Impulsionados pela pandemia, pagamentos digitais ganham força no Brasil

Entre os países da América Latina, Brasil é o líder no uso de tecnologia biométrica

  • de Redação
  • 3 anos atrás
pagamentos

Atento às novas tecnologias desde o início da pandemia da covid-19, o consumidor brasileiro se mostra adepto aos meios de pagamentos realizados de maneira digital. É o que revela a edição 2022 do New Payments Index, estudo realizado pela Mastercard que avalia anualmente o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento emergentes. 

Em sua segunda edição, a pesquisa foi realizada com mais de 35 mil pessoas em todo o mundo. De acordo com as informações levantadas, as criptomoedas ganharam a atenção do brasileiro, que deseja usar a nova tecnologia em seu cotidiano. 

Dos entrevistados, 86% afirmaram que gostariam de ter funções relacionadas a criptomoedas disponibilizadas por sua instituição financeira atual e 72% preferem realizar pagamentos com moedas digitais se forem apoiados por uma organização considerada confiável. O estudo sinaliza que a confiança de instituições financeiras são essenciais para que a utilizacao de criptomoedas se torne comum na sociedade. 

Para 52% dos entrevistados, a escolha da forma de pagamento é guiada pela segurança. Os Boomers são os que mais dão prioridade a isso (67%), seguidos da Geração X (53%), e Geração Y (50%).

A tecnologia também já se tornou uma aliada inseparável da vida financeira da maioria dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 89% dos entrevistados afirmaram usar ferramentas digitais para a realização de pelo menos uma tarefa financeira, com 63% acreditando que elas permitem ainda um melhor controle do seu dinheiro.

Dados biométricos

Entre os países da América Latina, o Brasil é o país onde o uso da tecnologia biométrica é maior – 73% já utilizaram alguma forma de biometria para fazer pelo menos um pagamento. Para 81%, usar a biometria para pagamento é uma ação mais segura do que usar um PIN, senha ou outro tipo de identificação.

Como toda nova tecnologia, a segurança de dados é um ponto de atenção para 79% dos entrevistados, que disseram estar preocupados com a forma como as entidades usam seus dados.

“O brasileiro é adepto às novas tecnologias. O grande desafio do mercado é se adequar às novas demandas, oferecendo cada vez mais segurança e comodidade para este consumidor que está mais exigente, sempre com a confiança como pilar central de todos estes processos,” explica Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BiometriaBrasilclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitalEconomiainovaçãoMastercardonlinepagamentoserviçostecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile