Com um crescimento de 75,4% nos últimos 10 anos no Brasil, o mercado Plus Size tem se destacado como um dos segmentos mais dinâmicos e promissores da indústria da moda. Em 2022 a expansão foi de 21%, movimentando R$ 9,6 bilhões, com projeções que indicam um aumento adicional de 10% nos próximos anos. De olho nesse cenário, que reflete uma transformação cultural significativa, impulsionada por uma maior conscientização sobre a diversidade corporal e a necessidade de representatividade no universo da moda, a Speedo Multisport resolveu abrir espeço para o segmento, que espera um faturamento de R$ 15 bilhões até 2027.
“Mais do que uma tendência, trata-se de uma demanda social por representatividade e inclusão. Pensando pelo lado empresarial, mais de 90% desse setor é composto por pequenos empreendedores, o que evidencia como os negócios independentes têm ocupado espaços estratégicos, inovando e respondendo com agilidade às necessidades do público”, revela Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport, que entende que o crescimento expressivo do mercado Plus Size nos últimos anos reflete uma mudança estrutural na forma como a moda se posiciona frente à diversidade corporal.
Atenta a esse mercado e preocupada com conforto de seus clientes, a Speedo firmou parceria com a Rosset Têxtil e a Lycra, trazendo uma nova tecnologia ao mercado global: o fio “Lycra Adaptiv Xtra Life. A linha traz na coleção maiôs e sungas que se adaptam a diferentes silhuetas, têm melhor vestibilidade e dão um efeito de “segunda pele”, além de terem uma resistência superior a cloro, loções, bronzeadores e cremes, danos causados por calor e suor.
“Desenvolvemos peças que não enrolam, não apertam e não limitam. Isso faz toda a diferença no treino, porque dá liberdade para se mover com foco no que realmente importa: o bem-estar e o desempenho”, revela Jalonetsky.
O executivo garante que a Speedo quer fortalecer sua presença no mercado esportivo como uma marca versátil, conectada a um estilo de vida ativo dentro e fora da água e que atenda a todos os públicos. A estratégia acompanha a crescente demanda por produtos que combinem performance, conforto e estilo para diferentes ocasiões. “Estamos cada vez mais assumindo uma identidade anfíbia, com modelagens diversas que atendem tanto ao uso aquático quanto ao cotidiano em terra firme. Com essa expansão, nossa expectativa é gerar mais de R$ 35 milhões em receita nesse segmento ao longo dos próximos 10 anos”, finaliza Jalonetsky.
Imagem: Divulgação