Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

China: a combinação diferenciada de dedicação, senso de urgência e ambição

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
15 de abril de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

No início de setembro de 2014 faltavam apenas duas semanas para aquele que seria o maior IPO da história do varejo e da economia norte-americana. E num dos principais eventos privados do setor, o Fórum Global de Varejo, da Goldman Sachs, em Nova Iorque, absolutamente nenhuma menção foi feita ao Alibaba que duas semanas depois levantou US$ 21,8 bilhões, atingindo US$ 68 bilhões a ação e com isso teve seu valuation parametrado em US$ 168 bilhões. Hoje o valor da empresa se aproxima de US$ 490 bilhões.

Como tem acontecido nos últimos 23 anos o Fórum da Goldman Sachs é um ponto de encontro importante de investidores globais reunindo os principais operadores nacionais norte-americanos e internacionais, como usualmente acontece, para discutir presente e futuro do varejo com a lógica dos que têm seu negócio centrado no mercado financeiro: o que potencializa retornos no curto e médio prazo.

E apesar disso, nada, absolutamente nada, foi comentado sobre o ecossistema chinês, inicialmente de comércio eletrônico, e que em apenas vinte e poucos anos se transformou numa corporação global com seus negócios ampliados de forma tentacular. E que tem como meta chegar em 2020 a vendas de US$ 1 trilhão, como nos foi exposto por Jet Jing, vice-presidente do ecossistema na semana passada, em Hangzhou, sede da empresa na China.

Mas os planos do Alibaba não são muito diferentes dos de diversos ecossistemas de negócios que nasceram nos últimos vinte anos e que têm em comum entre si a integração virtuosa de dedicação, senso de urgência e ambição para converterem oportunidades em novos negócios desenvolvidos de forma convergente e integrados no que é possível integrar e independentes onde velocidade e foco sejam fundamentais.

Todos eles aportando um ativo intangível crítico para transformação radical dos negócios representado pelo conhecimento, relacionamento e acesso direto aos consumidores atuais e futuros para potencialização dos negócios.

Depois das Plataformas Exponenciais nascidas nos Estados Unidos, como Amazon, Google e outras, os Ecossistemas de Negócios têm a seu favor, como modelo de gestão, a maior flexibilidade, agilidade e autonomia para andarem mais rápido e buscarem conversão de novas oportunidades que se desenvolvam “greenfield” ou pela aquisição e incorporação de novos negócios.

Como aconteceu com o Hema, rede supermercados adquirida por Alibaba que acelerou sua expansão e a colocou como uma das principais redes do país, onde as vendas delivery significam mais de 50% das vendas totais das lojas.

Aproximadamente o mesmo percentual representado na 7 Fresh, rede desenvolvida pela JD e que também vive expansão acelerada.

Mas os exemplos poderiam ser ampliados com DJI, Didi, Tencent, Xiaomi, Huawei e vários outros, onde predomina esse trinômio de dedicação, senso de urgência e ambição que precipita a profunda transformação do mercado chinês e sinaliza o cenário futuro para todo o mundo.

As condições particulares e especiais envolvendo a China que incluem a população, tamanho do mercado interno, sistema político, estrutura de poder, urbanização, acesso e custo de capital, penetração da telefonia móvel e das vendas por internet, além de muitos outros fatores não possam ser encontrados, conjugados, em outros mercados, muito do que acontece por lá significa uma antevisão do mercado futuro e deveria ser fonte de inspiração para nos anteciparmos em nossa própria transformação.

NOTA: Durante o LATAM Retail Show, em agosto de 2019, no Center Norte, em São Paulo especial ênfase será dada às transformações que ocorrem na China e que irão impactar o mercado global incluindo rodadas de negócios envolvendo empresas de consumo, fornecedores  e varejistas chineses.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Nestlé lança acelerador de P&D

Próxima Postagem

Subway® anuncia expansão da parceria global com Tastemade

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Subway® anuncia expansão da parceria global com Tastemade

Subway® anuncia expansão da parceria global com Tastemade

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.