Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Hub de saúde, farmácia do futuro se transforma em destino de autocuidado e bem-estar

Novas categorias e serviços ganharam relevância nos estabelecimentos de saúde

Larissa Féria de Larissa Féria
15 de março de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Hub de saúde, farmácia do futuro se transforma em destino de autocuidado e bem-estar

Sair de um modelo de sickness para o wellness. Com a proposta de ir além da simples dispensação de medicamentos, a farmácia do futuro se transformou em um ecossistema de saúde e bem-estar ao integrar tecnologia, serviços e conveniência.

“A ideia é que as pessoas venham à farmácia não apenas para tratar doenças, mas também para adquirir suplementos, vitaminas e outros produtos que promovam um estilo de vida saudável”, afirma Gean Martins, CEO da GMartins Consultoria, em palestra na Conexão Farma, que aconteceu entre os dias 12 e 14 no Expo Center Norte, em São Paulo. A MERCADO&CONSUMO foi media patner do evento e fez uma cobertura especial.

Com essa proposta, outras categorias têm ganhado relevância nas gôndolas da farmácia, como higiene pessoal e cosméticos, trazendo novos públicos e impulsionado o faturamento.

Como o setor teve um grande crescimento com a pandemia de covid-19, um dos principais desafios é se manter em expansão a partir de uma base alta. Em 2021, por exemplo, o consumidor comprava, em média, três itens a cada ida ao estabelecimento, com ticket médio de R$ 54,01.

Com o fim da pandemia, a compra de itens caiu para 2,5 e o ticket médio foi para R$ 41,99. A previsão para este ano é de 2,5 itens por ida às farmácias, com gasto médio de R$ 47,68.

Por outro lado, a previsão é de que o valor gasto por item passe de R$ 18, em 2021, para R$ 19,07 neste ano.

Segundo Martins, esses resultados demonstram a importância de oferecer um novo mix de produtos e serviços nos espaços. “A categoria dermo, por exemplo, sobe o faturamento da farmácia, mas é preciso entender o perfil de cliente que vai à sua loja e o que ele busca”, diz.

Com a permissão dada pela Anvisa, em 2023, para que realizem mais de 40 tipos de análises clínicas, as farmácias podem aproveitar essas idas ao estabelecimento e oferecer uma cesta de produtos e serviços.

Entre os pilares que a farmácia do futuro deve oferecer, Martins destaca 4 pontos:

Evolução digital – Entre os consumidores que utilizam os canais digitais, o WhatsApp é o preferido. Ele deve ser usado como uma ferramenta de aproximação com o cliente e de vendas;

Automação – Usar a IA para automatizar tarefas, como agendamento de funcionários, gerenciamento e estoques e processamento de pedidos de compra. O uso do CRM pode potencializar as vendas e margens;

Comunicação remota – Fornecer serviços farmacêuticos e de saúde de forma remota para atender os clientes que dificuldade de mobilidade ou que preferem a conveniência.  Como exemplo, Martins cita o esclarecimento de dúvidas sobre opções de tratamento, sugerir medicamentos de venda livre e instruções de uso de medicamento;

Mobiliário – proporciona melhor jornada de compra do cliente na loja, influenciando a tomada de decisão na conversão de compra.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

China promete ser mais rígida para aprovar IPOs, que já estão em retração

Próxima Postagem

Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.