Dia do Consumidor pode ser a Black Friday do primeiro trimestre, prevê Google

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O Google realizou uma pesquisa para compreender o comportamento do brasileiro na data mais importante do varejo no primeiro trimestre, o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março.

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A data, que tem se popularizado a cada ano, tem potencial para ganhar relevância em 2018, assim como a Black Friday fez em 2015. Em 2014, apenas 27% dos consumidores conheciam a Black Friday, já no ano seguinte, o número saltou para 56%. Apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor no início de 2018, mas quando a data é explicada, 81% afirmam que desejam comprar.

Mas como surgiu a data?

O dia 15 de março foi escolhido como o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores em 1983, em razão de um famoso discurso feito no mesmo dia, mas em 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy.

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No discurso, Kennedy ressaltou que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e ao direito de ser ouvido.

Anos mais tarde, mais precisamente em 2014, a Buscapé Company resgatou a história e criou a campanha “Dia do Consumidor Brasil”, que logo foi incorporada no calendário promocional do e-commerce brasileiro.

Segundo dados do eBit, a data vem ganhando relevância ano após ano. Em 2014, a data contabilizou faturamento de R$ 174 milhões. No ano passado, chegou a R$ 265 milhões.

E o consumidor também está disposto a gastar mais. Segundo o ebit, o tíquete médio durante o Dia do Consumidor em 2014 foi de R$ 376. Já o levantamento do Google esstima que, em 2018, o brasileiro gaste, em média, R$ 690 durante a promoção, sendo que 13% dos consumidores irão desembolsar entre R$1000 e R$ 2000.

Intenção de compra

Voltando aos números divulgados pelo Google, entre aqueles que pretendem consumir na ocasião, 32% farão isso online e 31% pretendem adquirir itens em lojas físicas.

As buscas por ofertas relacionadas à data começam cada vez mais cedo e crescem a cada ano, comprovando que os consumidores já estão mais informados sobre a data. Em 2017, o crescimento de buscas por produtos na ocasião foi de 23% e por varejistas foi de 15%, em comparação com 2016.

E quais são as categorias mais buscadas?

Este ano, com a proximidade da Copa do Mundo, o estudo aponta interferência do esporte na preferência dos consumidores: quase 50% já estão planejando as compras, com destaque para a camisa nova da seleção com 27% de intenção de compra e televisão nova com 16%.

O que o consumidor espera ver em promoção?

Os itens mais vendidos na data

As categorias mais vendidas são livros (14%), eletrodomésticos (12%), cosméticos e perfumaria (11%). Já os eletrodomésticos lideram o faturamento com 21%. Em geral, eletroeletrônicos são os produtos que tem maior crescimento nas buscas no Dia do Consumidor, quando comparados com a média do primeiro trimestre. Segundo a pesquisa do Google, os produtos líderes são Desktop PCs (21% de crescimento), Laptops (20%) e Eletroportáteis (18%).

Nos últimos dois anos, ocorreu um pico de downloads de aplicativos de varejistas três dias antes do Dia do Consumidor, e esse patamar foi sustentado até depois do evento em 2017.

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