Geração Z lidera compras influenciadas por criadores de conteúdo

A faixa etária de consumidores mostra-se mais crítica e seletiva nas compras

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Uma pesquisa da plataforma Mavely revelou que 52% da Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, compraram presentes baseados nas recomendações de influenciadores. Além disso, 58% dos integrantes dessa geração confiam em influenciadores para obter ideias de presentes.

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O estudo, que analisou as tendências de compras para as festas de fim de ano, também indicou que 54% dos consumidores em geral planejam fazer a maior parte das compras tanto online quanto pessoalmente. No entanto, a Geração Silenciosa, pessoas nascidas entre 1925 e 1945, se destacou ao realizar 30% de suas compras exclusivamente online, em comparação a 15% da Geração Z.

Os influenciadores exercem uma influência significativa sobre as decisões de compra da Geração Z, com 47% dos jovens utilizando guias de presentes fornecidos por criadores de conteúdo, em contraste com 25% de consumidores de todas as idades. Além disso, 56% dos entrevistados relataram que alguns presentes de fim de ano foram promovidos por influenciadores.

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“Para eles, influenciadores não são apenas figuras de mídia, mas pessoas com as quais sentem que podem se conectar de maneira mais pessoal e autêntica. Esse relacionamento cria uma confiança natural, uma vez que veem os criadores de conteúdo como fontes confiáveis, que compartilham experiências reais e dicas práticas. O estilo de vida aspiracional dos influenciadores, combinado com a forma como interagem diretamente com seus seguidores, cria uma forte relação de credibilidade”, afirmou Fabio Gonçalves, diretor de Talentos Internacionais da Viral Nation.

A pesquisa também revelou que a Geração Z tende a ser mais criteriosa nas decisões de compra. Cerca de 23% dos consumidores mais jovens afirmaram que precisam ver um produto promovido de quatro a cinco vezes antes de considerar a compra, enquanto a média entre a maioria dos compradores é de duas a três vezes. Gonçalves destacou que essa seletividade se deve à exposição excessiva a informações desde a infância.

“Esta geração é mais criteriosa em suas decisões de compra pois foi exposta a um excesso de informações desde criança e desenvolveu uma postura crítica e consciente em relação ao consumo. Eles valorizam autenticidade e transparência, e tendem a precisar ver um produto promovido várias vezes antes de considerarem uma compra, pois pesquisam mais e verificam a consistência das recomendações. Essa seletividade faz com que as marcas precisem investir em campanhas de marketing de influência sustentadas, que criem confiança e relevância ao longo do tempo”, concluiu.

Imagem: Shutterstock

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