Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Restaurante do futuro une tecnologia, experiência e alimentos naturais

Apresentado no Latam Retail Show, espaço cria uma jornada que integra a tecnologia e entrega uma experiência ao cliente

  • de Larissa Féria
  • 3 anos atrás

Imagine entrar em um restaurante e ser recebido por um simpático robô te dando as boas-vindas e oferecendo as opções de serviços e produtos. Depois, fazer seu pedido em um totem e, enquanto espera, jogar um pouco de futebol em um tapete interativo tridimensional.

Essas tecnologias e soluções são uma parte do restaurante do futuro, que foi apresentado no Latam Retail Show 2022, maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina, que segue até quinta-feira (15) no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e fará uma cobertura especial em tempo real do evento.

“O restaurante do futuro constrói uma jornada que integra a tecnologia de uma maneira sutil e quase que invisível. Na hora de fazer uma refeição ou tomar um drink, você quer curtir. Não quer ser invadido por uma série de dispositivos. É preciso ter um contexto de experiência que te abraça”, afirma Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, que também é curadora no Latam Retail Show e no Food Biz Summit.

Por outro lado, explica Cristina, é preciso fazer a gestão de tudo isso, com monitoramento com câmeras e dispositivos inteligentes que vão dizer as preferências do cliente. “Esse tipo de gestão estratégica baseada em tecnologia já acontece há bastante tempo no varejo, mas no foodservice não. É essa disrrupção que queremos promover”, diz.

Já a comida do restaurante do futuro deve integrar o que é prioridade para o consumidor, inlusive com a possibilidade de personalização, como uma opção vegana. “É preciso integrar e entregar uma proposta que relaxe o cliente. O cliente quer uma mistura do artesanal com a praticidade do dia a dia”, destaca Cristina.

 

Tendências de soluções

Entre as tendências de tecnologia no foodservice estão os totens de autoatendimento, que permitem que o cliente faça seus pedidos e realize o pagamento sem a necessidade de um atendente.

“A tecnologia vem para acelerar as iniciativas dos restaurantes no Brasil e entre as vantagens para o restaurante é ter um ponto focal único, preço diferenciado e modelo de gestão enxuta”, afirma Emerson Giannini, vice-presidente Comercial da E-Deploy, que atende redes como Burger King, Outback e Johnny Rockets.

A VIP Systems apresentou três tecnologias no restaurante do futuro do Latam Retail Show: o tapete interativo trimdimensional, um cardápio em três dimensões e um dashboard para gestão de restaurante. “O tapete interativo funciona com uma câmera e um projetor e tem várias opções de jogos e opções, que podem ser usadas em um espaço pequeno, como um jogo de futebol ou um piano para ser tocado com os pés. Já temos alguns disponíveis e também podemos personalizar”, afirma Teodoro Mendes Neto, analista de suporte da VIP Systems.

Outro ponto que a tecnologia é utilizada no restaurante do futuro é o monitoramento e a centralização da documentação através de uma plataforma que traz alertas sobre prazos e vencimentos. “Além disso, temos um time de especialistas que ajudam na obtenção e renovação de documentos”, explica Cleober Fazani, cofundador e diretor de novos negócios e expansão da Sanity Consultoria.

Imagens: Larissa Feria e Gabrielly Mendes

  • Categories: Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Inovação, Latam Retail Show, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumoDeliverydigitalEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciexperiênciainovaçãoLATAM Retail Showlojalojasmercadonegóciosprodutosrestaurante do futurorobôtecnologiatotemvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile