Após concluir uma ampla revisão de seu portfólio de marcas, que incluiu a descontinuação de Dzarm, Reversa, Alme e Simples, e o encerramento das atividades da plataforma Troc, o grupo Azzas 2154 anunciou mudanças na direção da unidade de negócios Shoes & Bags e no comando financeiro da companhia.
A partir de 1º de setembro de 2025, Rafael Sachete da Silva deixará os cargos de diretor Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores para assumir o posto de CEO da BU Shoes & Bags, mantendo-se como membro da Diretoria Estatutária do grupo. Em seu lugar, o Conselho de Administração elegeu Eric Alencar, que tem passagens pelo Grupo Oncoclínicas, Aché Laboratórios Farmacêuticos, Cyrela e Grupo Carrefour.
Segundo o grupo, a transição está alinhada às necessidades estratégicas do negócio e tem como objetivo impulsionar a retomada do crescimento e consolidar a unidade como geradora de rentabilidade e caixa.
O movimento indica que o grupo enxerga espaço para capturar mais participação e valor, seja pela expansão de portfólio, seja pela ampliação de canais e experiências de marca.
“A escolha de alguém com experiência interna tende a sinalizar que o grupo busca preservar a continuidade do que já vem dando certo, porém com foco total em resultados. A nova liderança conhece bem as dinâmicas das marcas e canais de venda, o que permite agir com rapidez para capturar oportunidades de mercado e otimizar performance no curto prazo”, afirma Cecilia Rapassi, consultora de Negócios na área de Moda e professora de pós-graduação em Fashion Business na Faap.
Cecília destaca, porém, que o desafio será manter o equilíbrio entre criatividade e rentabilidade, para que a inovação não comprometa margens.
“No caso do Azzas, a leitura mais provável é que a mudança tenha como objetivo acelerar resultados, aproveitando o potencial já existente e aumentando a competitividade no mercado. O movimento indica que o grupo enxerga espaço para capturar mais participação e valor, seja pela expansão de portfólio, seja pela ampliação de canais e experiências de marca”, diz.
Histórico do grupo e fusão
A Azzas 2154 surgiu da fusão entre a Arezzo&Co, dona das marcas Arezzo e Schutz, e o Grupo Soma em maio de 2024.
Desde a fusão, o grupo realizou ampla revisão de marcas, descontinuando Dzarm, Reversa, Alme, Simples e encerrando a plataforma Troc. O portfólio atual da Azzas 2154 inclui:
- Calçados e acessórios: Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Vans e Vicenza.
- Vestuário feminino: Farm, Farm Global, Animale, NV, Cris Barros, Maria Filó, Carol Bassi, Fábula e Off Premium.
- Vestuário masculino: Reserva, Oficina Reserva, Foxton, Reserva Mini, Reserva Go e Reserva Ink.
- Vestuário democrático: Hering, Hering Kids, Hering Sports, Hering Shoes e Hering Intimates.
O grupo também encerrou o ciclo executivo da AR&Co, controlada pela aquisição da Reserva, com saída de Rony Meisler, Fernando Sigal, Jayme Nigri Moszkowicz e José Alberto da Silva em dezembro de 2024. Ruy Kameyama, ex-CEO da BRMalls, assumiu a liderança da AR&Co em janeiro de 2025, mantendo a gestão das marcas pelas equipes internas e promovendo integração da produção com a planta da Hering.
Segundo Cecília, o maior desafio para a Azzas 2154 nos próximos dois anos será equilibrar a integração de culturas e processos com a busca por novas avenidas de crescimento. “O risco é acelerar sem alinhar, ou alinhar sem acelerar — e o sucesso estará justamente em fazer as duas coisas simultaneamente”, diz.
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