Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Foodservice cresce 6,7% em maio, mas queda nas transações revela consumidor mais seletivo

As transações totais recuaram 1,9%, aponta IFB

  • de Redação
  • 2 semanas atrás
Foodservice cresce 6,7% em maio, mas queda nas transações revela consumidor mais seletivo

O foodservice brasileiro apresentou crescimento nominal de 6,7% em maio de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. De acordo com o Índice de Desempenho do Foodservice (IDF), divulgado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), ao se considerar o ajuste pela inflação medida pelo IPCA específico para alimentação fora do lar, o setor registrou um crescimento real de 1,4%.

Apesar do avanço positivo no faturamento, as transações totais recuaram 1,9%, indicando uma mudança significativa no comportamento do consumidor brasileiro.

“Os consumidores estão claramente mais exigentes, escolhendo onde e como gastar dinheiro de forma mais consciente, buscando valor agregado e qualidade em cada compra.”, diz Ingrid Devisate, co-fundadora e diretora executiva do IFB.

Os dados mostram que o aumento no faturamento foi impulsionado pelo crescimento do ticket médio, que atingiu R$ 43,40 — uma alta de 9,48% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Essa variação do valor médio gasto pelos consumidores destaca que eles estão mais seletivos e priorizam qualidade em vez de quantidade diante do atual cenário de inflação elevada.

Essa mudança de comportamento mostra que, mesmo frequentando menos os estabelecimentos, os consumidores têm optado por experiências melhores, com produtos e serviços diferenciados. Isso evidencia que os negócios capazes de agregar valor ao consumo têm demonstrado maior resiliência e crescimento consistente.

Na análise regional, as regiões Sul e Norte apresentaram desempenhos notavelmente superiores à média nacional, com crescimento nominal de 16,8% e 15,1%, respectivamente. Esses resultados refletem tanto uma base comparativa menor quanto uma dinâmica econômica local mais aquecida. Em contraste, o Sudeste cresceu apenas 5,0%, mostrando uma desaceleração relativa, influenciada pela saturação do mercado e por uma maior sensibilidade às variações macroeconômicas.

Na comparação entre diferentes formatos de lojas, os centros comerciais se destacaram com um crescimento de 10,1%, refletindo a retomada do fluxo de consumidores em ambientes que oferecem experiências mais completas, como shoppings e galerias. Em contraste, as lojas de rua apresentaram avanço menor, de 3,9%.

Imagem: Envato

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcomérciocomportamentocomprascrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciaFaturamentofoodservicemercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçosvendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile