Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Artigos

A busca pelo aumento da produtividade nos pontos de vendas

  • de Redação
  • 10 anos atrás

Por Luiz Alexandre de Paula Machado

A era da expansão desenfreada perdeu muita força por conta da redução da demanda, consequência da estagnação da economia, fazendo com que muitas das diretrizes estratégicas de expansão nas empresas varejistas fossem revistas. Adicionalmente a isso, outras questões incomodam os varejistas, principalmente aqueles que operam unicamente lojas físicas:

• Os consumidores estão cada vez mais informados e mais exigentes;
• Os insumos do varejo, tais como mão de obra, aluguel, fretes, serviços públicos, dentre outros, estão crescendo acima da inflação;
• Acirramento da concorrência por meio da internacionalização, da concentração em alguns setores e do crescimento em canais digitais;
• Dificuldade na contratação, treinamento de pessoas e retenção destes talentos.


 Leia também:

–Participantes ainda podem realizar credenciamento gratuito para Expo

–Alastair Kean é palestrante confirmado no LATAM Retail Show 2015


Com este cenário, certamente o varejo conta com grandes desafios e muitas oportunidades para buscar o aumento da produtividade nos atuais pontos de venda. Olhando pelo lado das oportunidades, os potenciais benefícios em revisitar toda a operação no ponto de venda podem ser sintetizados em duas frentes que vemos abaixo.

Menores custos operacionais:

• Ajuste no quadro de pessoal e escalas de trabalho;
• Redesenho de papéis e responsabilidades;
• Redução de perdas;
• Redução de despesas operacionais e de venda.

 Maior taxa de conversão:

• Equipamentos abastecidos corretamente;
• Produtos etiquetados e comunicados;
• Loja organizada e limpa;
• Agilidade nos processos de atendimento e vendas;
• Redução das filas;
• Aumento de controles;
• Metas claras e política de incentivo e comissões;
• Medição de resultados e da produtividade.

Para capturar todos esses benefícios de forma integral e perene, muito trabalho tem que ser feito na empresa. Não podemos subestimar um trabalho como esse, pois em sua maioria os grandes ganhos estão nos pequenos detalhes, na forma de gerir o negócio e principalmente em uma mudança na forma de se fazer, quebrando essencialmente os paradigmas. Portanto, deve haver uma pré-disposição em revisitar o tripé: pessoas, processos e tecnologia e assim capturar todos esses benefícios.

*Luiz Alexandre de Paula Machado (alexandre@gsmd.com.br) é head de Consultoria da GS&AGR Consultores

  • Categories: Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado, Logística, Pontos comerciais
  • Tags: Alexandre Machadoartigocomércioconsultorconsultorialojas físicasLuiz Alexandre de Paula Machadopontos físicosvarejistavarejo

Conteúdo Relacionado

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

de Redação 9 de junho de 2025

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

de Redação 8 de junho de 2025

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

de Redação 8 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile