Consumo de cerveja cresce, mas preço reduz quantidade ingerida

Pesquisa da Kantar aponta que a retomada da frequência do consumo fora de casa ainda é um desafio

pesquisa-da-kantar-revela-crescimento-no-consumo-de-cerveja-entre-brasileiros
[the_ad id="169690"]

O mercado de cerveja nunca teve tantos consumidores no Brasil, segundo dados do relatório Consumer Insights, da consultoria Kantar. De acordo com o documento, são 5,1 milhões a mais nos 12 meses terminados em março de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021. 

[the_ad id="138406"]

Durante o período, o ganho de ocasiões para o consumo de cerveja fora de casa foi de expressivos 16% e a queda dentro do lar, de 7,9%, totalizando um aumento geral de ocasiões de 2,1%. De acordo com o relatório, o número de pessoas que estão saindo de casa aumentou, mas ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia.

 Os dados indicam que houve aumento no consumo de cervejas, porém diminuição da quantidade ingerida — tendência influenciada pelo valor da bebida. A quantia gasta fora de casa cresceu 8,6%, enquanto as despesas dentro do lar diminuíram 6,5% em comparação ao ano anterior, indicando que o hábito de beber cerveja em casa está migrando para fora. 

[the_ad_group id="11688"]

As marcas populares continuam sendo as grandes impulsionadoras do crescimento do consumo da bebida no País, impulsionado, principalmente, pelas latas de 350 ml e latões. O público masculino responde por 90% do crescimento desse segmento.

O segmento premium continua tendo seu público, que diminuiu a frequência do consumo, mas segue fiel ao produto. A alternativa é a favorita das mulheres, que são responsáveis por 51% do crescimento dessas bebidas.

O relatório trimestral Consumer Insights da Kantar contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do Brasil. 

Imagem: Freepik

Sair da versão mobile