Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Busca por imagem é aposta para melhorar experiência no e-commerce

Solução acaba de ser lançada pela SmartHint, startup que no ano passado foi comprada pelo Magalu

  • de Aiana Freitas
  • 3 anos atrás
Busca por imagem é aposta para melhorar experiência no e-commerce

Rodrigo Schiavini, diretor de Negócios da SmartHint

Um sistema de busca por imagem, criado a partir de Inteligência Artificial, é a nova aposta da SmartHint para melhorar a experiência do consumidor no e-commerce. A empresa, comprada pelo Magalu no ano passado, apresentou a solução durante o VTEX Day, realizado nesta semana em São Paulo.

“A Inteligência Artificial reconhece os padrões dos produtos que a pessoa está usando, se na parte de cima é uma camisa ou camiseta, por exemplo, as tonalidades de cor, o gênero. A partir daí, o site traz imagens de coisas que estão sendo vendidas na loja”, explica o diretor de Negócios da SmartHint, Rodrigo Schiavini.

Para fazer uso da solução, o cliente final precisa carregar uma foto própria na página do e-commerce. A partir daí, a IA vai codificar as informações dessa imagem e buscar, no seu banco de dados, outras imagens com informações iguais ou o mais semelhantes possível.

A solução já está em uso no e-commerce da Diesel no Brasil. A ideia é aperfeiçoar o modelo no varejo online de moda e, depois, chegar a outros segmentos, como o de casa e decoração.

Para Schiavini, a busca por imagem tende a ser popular especialmente entre a nova geração. “Assim, ‘fechamos o ciclo’. Já oferecemos a busca por texto, que atende à camada da população que passou dos 30 ou 40 anos; e a busca por voz, que começa a atrair aqueles que têm até 20 anos.”

Uma das vantagens do uso da Inteligência Artificial nos sistemas de busca é o fato de que ela está em constante aprendizado: conforme vai identificando o perfil do cliente, consegue oferecer respostas cada vez mais personalizadas. Outra é a usabilidade em si: num sistema de busca por voz, por exemplo, mesmo o cliente que não sabe escrever exatamente o nome de um produto pode ser atendido.

Aquisição pelo Magalu

Fundada em 2017, a SmartHint atende hoje mais de 1.000 clientes e suas ferramentas geraram R$ 620 milhões em vendas em 2020.

À época da aquisição, o Magalu disse, em nota, que, com a SmartHint, ampliaria a assertividade da busca dentro do aplicativo. “Além disso, a experiência de compra dentro dos mundos e mini mundos – especializados em categorias como moda, esportes, mercado, livros e food delivery – será aprimorada com recomendações ainda mais personalizadas e inteligentes.”

Imagem: Aiana Freitas

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilbuscabuscasClientescomérciocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceempresasestratégiaexperiênciaimageminovaçãolojalojasMagaluMagazine Luizamarcasmercadomercado&consumonegóciosSmartHintstartuptecnologiatextovarejistaVarejistasvarejovoz

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile