NRF 2025: Ikea, Target e Walmart discutem estratégias de sustentabilidade

Iniciativas ESG ganham destaque como estratégias de longo prazo nas maiores redes de varejo

NRF

Durante a NRF 2025: Retail’s Big Show, líderes de sustentabilidade da Ikea U.S., Target e Walmart discutiram iniciativas de circularidade e sustentabilidade, destacando a importância de estratégias que sejam benéficas para consumidores, planeta e negócios. Scot Case, vice-presidente de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade da National Retail Federation, moderou a sessão.

Agata Ramallo Garcia, vice-presidente de sustentabilidade empresarial da Target, destacou que circularidade e sustentabilidade nem sempre são prioridades para os consumidores. “O que aprendemos é que, quando você alinha uma solução ao que eles mais valorizam — acessibilidade, conveniência e qualidade —, eles estão dispostos a adotá-la”.

A empresa reciclou mais de 3 milhões de assentos de carro, representando cerca de 20 mil toneladas de materiais, através de eventos de troca iniciados em 2016.

[the_ad_group id="11688"]

Jerome Del Porto, chefe de sustentabilidade corporativa do Walmart, mencionou o marketplace “Resold at Walmart”, lançado após um piloto bem-sucedido de produtos de segunda mão. “Em menos de um ano, temos cerca de 5 milhões de produtos nesse marketplace, fornecidos por cerca de 1.500 vendedores”, afirmou. A empresa também investe em iniciativas de redução de desperdício de alimentos e reciclagem de eletrônicos através de quiosques ecoATM.

Na Ikea, sustentabilidade é uma prioridade, com cada CEO também atuando como diretor de sustentabilidade. Mardi Ditze, gerente de sustentabilidade da Ikea U.S., destacou o guia de design de produtos circulares da empresa e o objetivo de alcançar 100% de circularidade até 2030. “Circularidade está em desenvolvimento há anos. Precisamos de infraestrutura, parceiros e modelos de negócios inovadores”, afirmou.

NRF: Confira os insights de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls:

Com informações de National Retail Federation
Imagem: National Retail Federation

Sair da versão mobile