Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Pizzarias: 93,14% dos profissionais do segmento são donos ou sócios dos estabelecimentos

A pesquisa foi conduzida pela Apubra durante a edição de 2023 da Fispal Food Service

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Pizzarias: 93,14% dos profissionais do segmento são proprietários dos estabelecimentos

Com base nos dados do estudo “Perfil Profissional, Panorama do Mercado e Pizza”, 93,14% dos profissionais do segmento de pizzarias são proprietários, sócios e gestores dos estabelecimentos, enquanto apenas 3,43% são pizzaiolos que investiram na abertura do próprio negócio. A pesquisa foi conduzida pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) durante a edição de 2023 da Fispal Food Service.

Para o levantamento, foram entrevistados 203 participantes, destacando que o setor enfrenta grande dificuldade em encontrar profissionais especializados. Cerca de 42,2% dos empreendedores do segmento relataram ter dificuldades para contratar mão de obra qualificada para atuar nas pizzarias. O Brasil possui mais de 70 mil pizzarias ativas.

“Buscamos identificar os principais desafios, como o desenvolvimento de profissionais do setor para concentrarmos os nossos esforços e, assim, oferecermos a qualificação necessária para o desenvolvimento do segmento, gerando mais empregos e possibilitando uma formação profissional para os colaboradores e empreendedores”, afirma Gustavo Cardamoni, vice-presidente da Apubra.

Quanto à escolaridade, a pesquisa ainda evidencia que 64% dos empreendedores do setor afirmam possuir curso superior completo, sendo que 19,1% concluíram até a pós-graduação. Profissionais com ensino médio ou técnico completo representam 17,6%. Em relação à experiência, 62,7% possuem mais de cinco anos de atuação no ramo de pizzarias. No entanto, 61,8% informaram que antes de atuar no foodservice, trabalhavam em outros setores, ou seja, não tinham experiência no ramo de pizzarias ou similares.

Capacitação

Para enfrentar o desafio de capacitar mais profissionais para o ramo de pizzarias, a Apubra realiza um processo de capacitação e curadoria. Isso envolve investimentos na produção de conteúdos, workshops, palestras e treinamentos, visando contribuir com a formação das lideranças e a qualificação da mão de obra em geral. Essa iniciativa está planejada para ser ampliada ao longo de 2024.

“Entendemos que quem visita uma feira normalmente é quem gerencia ou está à frente do negócio. Mas mesmo assim, é possível observar a necessidade pela busca da qualificação necessária para a gestão de negócios e também, para fornecer treinamento e capacitação para quem deseja trabalhar na área, independente da função exercida”, finaliza Cardamoni.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Divulgação (Freepik)

  • Categories: Foodservice, Gestão, Notícias
  • Tags: alimentaçãoApubracomérciocomportamentoEconomiaempresasfoodserviceinvestimentomercadomercado&consumonegóciospizzapizzariaprodutosprofissionaisserviçosvendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile