Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

2016 na visão dos jovens brasileiros

Redação de Redação
14 de janeiro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos
Tempo de leitura: 2 minutos
Pensive young man with laptop and digital tablet sitting by the window

Pensive young man with laptop and digital tablet sitting by the window

Por Rodrigo Anunciato*

Os jovens brasileiros de hoje nasceram e cresceram em uma época próspera, com estabilidade econômica. Porém, agora, ao chegarem ao mercado de trabalho, sentem os efeitos da atual recessão.

Segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (DIEESE), quase um quinto da população jovem brasileira de 18 a 24 anos está desempregada.

Ao desconsiderarmos os jovens de 14 a 17 anos que procuram por uma oportunidade de estágio ou de atuação como menor aprendiz, esta é a faixa etária em que o índice de desocupação é mais alto.

Uma pesquisa recente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE),  mostrou que no último ano os jovens reduziram despesas com lazer (28%), roupas (18%), alimentação (4%) e transportes (3%), devido ao momento econômico nacional.

Ainda segundo o DIEESE, houve um ingresso progressivo dos jovens no mercado de trabalho nos últimos dez anos, frente aos anos 90, quando os jovens enfrentavam gravemente o requisito da falta de experiência, que os impedia de acessar o mercado de trabalho.

Mas, o que isso pode significar?

Essa nova geração tende a enfrentar problemas muitas vezes semelhantes aos dos profissionais que chegaram ao mercado de trabalho no início da década da globalização.

Assim, é preciso entender que para se colocar no mercado de trabalho neste e nos próximos anos, a palavra de ordem é movimento, ou seja, ações de aprimoramento com foco profissional são mais que diferenciais, são indispensáveis.

Em contrapartida, o que as empresas buscam e qual a razão para o aumento do desemprego entre os jovens?

De modo geral, a força de trabalho dos jovens é muitas vezes vista pelas organizações de forma complementar.

Por estes profissionais terem acumulado menos experiência profissional, bem como menor tempo de atuação, muitas vezes tornam-se alvos fáceis para um remanejamento, uma vez que as empresas procuram manter os mais experientes em seus quadros, visando uma rápida retomada da produtividade em momentos de crise como a que o País enfrenta atualmente.

Assim, mais uma vez é preciso que o jovem profissional esteja alerta não apenas quanto a sua formação acadêmica, mas principalmente sobre os passos que planeja para sua carreira.

Cursos abertos, por exemplo, são uma ótima forma de ampliar a rede de relacionamentos e ainda obter conhecimentos que podem servir como fatores de diferenciação no momento de uma entrevista, bem como atividades de voluntariado ou mesmo estágios não remunerados.

Por outro lado, o que as organizações também precisam entender definitivamente, é que não se obtém mão de obra qualificada sem nenhum investimento.

Ao considerarmos que o cenário do ensino no País requer cada vez mais atenção, pois ainda busca formar indivíduos funcionais e não necessariamente críticos e pensantes, cabe muitas vezes as próprias empresas moldarem, ou mesmo complementarem a formação acadêmica de seus colaboradores, seja em momentos de contratação, tais como nos programas de capacitação inicial, ou mesmo em ações de reciclagem ou aprimoramento.

Assim, fica claro que o encontro ideal envolve jovens profissionais que estejam em movimento, que busquem formas criativas e eficientes de se manterem atualizados e empresas que compreendam que no atual momento brasileiro, ainda vale investir na formação de jovens profissionais e moldá-los não apenas ao modelo, mas também à cultura da organização.

Pense nisso!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

A seguir, cenas do próximo capitulo do NRF Big Show

Próxima Postagem

Programa Especial para o NRF Big Show 2016 conta com aplicativo exclusivo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

Programa Especial para o NRF Big Show 2016 conta com aplicativo exclusivo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.