IDC aponta que gastos com TI na América Latina irão superar crescimento do PIB em 2023

O estudo procura principalmente revelar as  expectativas da indústria de TI para o ano seguinte e também os desafios

IDC

Apesar dos grandes desafios macroeconômicos, os investimentos em infraestrutura de TI na região da América Latina vão superar o crescimento do PIB em 2023. As informações são do levantamento IDC FutureScape: Latin America Prediction da IDC Latin America, empresa de inteligência de mercado e consultoria com Tecnologia de Informação.

O estudo procura principalmente revelar as  expectativas da indústria de TI para o ano seguinte e também os desafios. Entre as dificuldades levantadas para o setor foi o de desafios humanos e não só tecnológicos, já que existe uma necessidade de mudança de cultura.

“Apesar da taxa de crescimento do PIB esperada para a região ser de apenas 2,1%, o investimento em tecnologias com foco em negócios, como nuvem, redes, armazenamento e outros serviços profissionais, aumentará cerca de 12%”, destacou Alejandro Floreán, vice-presidente de pesquisa e consultoria da IDC LAtin America.

[the_ad_group id="11688"]

O executivo ainda ressaltou que tecnologias emergentes, como inteligência artificial, machine learning, automação e robótica devem crescer 69% até 2023. “O que representa 32 vezes mais do que a taxa de crescimento da economia latino-americana em recessão”, completa.

Florean também afirmar que uma taxa de crescimento de 2% é baixa para o potencial da região. Apesar disso, os gastos com TI estão crescendo à margem do restante da economia. “A única categoria de TI que vemos com um impacto negativo é o mercado de dispositivos, ou seja, PCs, smartphones e impressoras, e isso se deve à inflação”, finaliza.

Pontos de destaque

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile