Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Associação pede transparência na contratação de serviços audiovisuais

Para entidade, a criação de produtoras próprias que atuam internamente com os clientes pode afetar o mercado nacional

Redação de Redação
13 de novembro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Associação

A Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais (Apro) divulgou carta aberta ao mercado criativo nacional alertando sobre a falta de transparência e os impactos econômicos negativos da prática de produção audiovisual interna nas agências de publicidade. Para entidade de classe a criação de produtoras próprias que atuam internamente com os clientes, conhecidas como “in-house agencies”, pode afetar o mercado nacional.

Conforme divulgado pela entidade de classe, esse tipo de prática põe em risco a sustentabilidade dos negócios das produtoras audiovisuais brasileiras. Isso porque as agências de publicidade passam a oferecer esse serviço, a pedido dos anunciantes, de forma interna, o que gera demissões e redução nas contratações das produtoras e dos trabalhadores do segmento.

“A Apro está determinada a trazer o tema à discussão pública, buscando desenvolver uma melhor conscientização de todos os agentes do mercado publicitário sobre os conflitos inerentes e os impactos desta prática comercial. A finalidade é propiciar um ambiente negocial saudável, transparente e ético”, afirma a associação no documento.

A presidente executiva da Apro, Marianna Souza, diz que esse tipo de prática começou a ser visto no pré-pandemia, entre 2018 e 2019, em outros mercados globais, como nos Estados Unidos e em países da Europa. Agora isso começa a ser reproduzido localmente. “Nos Estados Unidos, por exemplo, essa situação chegou a tal gravidade que se abriu um inquérito no Federal Trade Commission (FTC) (equivalente ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Cade, no Brasil) e uma investigação do FBI, porque havia toda uma discussão de fraude nos processos licitatórios das agências”, diz.

Pós-pandemia

Segundo a executiva, no País, esse tipo de prática se intensificou nos últimos dois anos, após a retomada econômica do setor devido a pandemia de covid-19, quando grandes grupos da publicidade passaram a absorver essas demandas audiovisuais internamente, o que reduziu a oferta de negócios para as produtoras.

Diante da situação, Marianna cobra que os processos de concorrência feitos pelos anunciantes sejam mais transparentes na escolha dos prestadores de serviço. “Esse alerta é pensando na sustentabilidade desse mercado e das empresas”, afirma. “Nós perdemos qualidade porque tudo virou sobre o preço e nós ainda temos de lidar com essa concorrência desleal das produtoras internas”, complementa.

Entidade diz que vai criar grupo para avaliar melhorias no setor

Em nota, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) afirmou que tem mantido diálogo com a Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais (Apro) e que pretende montar um grupo de trabalho multidisciplinar que ficará responsável por estudar as melhorias nas práticas do mercado.

Conforme a entidade, desde que assumiu a presidência da Abap no início de 2024, Márcia Esteves se reúne com empresários, executivos e entidades para debater sobre fatores que impactam a economia criativa.

“A exemplo do Guia de Diretrizes de Compliance, estruturado pela entidade, buscaremos a construção de um protocolo de referência para orientação do setor para produções audiovisuais,” declarou a entidade.

Com informações de Estadão Conteúdo (Wesley Gonsalves)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Americanas volta a adiar balanço e afirma que publicação será até 16/11

Próxima Postagem

Eve e Kookiejar assinam acordo para desenvolver sistema de gerenciamento de tráfego em Dubai

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Eve e Kookiejar assinam acordo para desenvolver sistema de gerenciamento de tráfego em Dubai

Eve e Kookiejar assinam acordo para desenvolver sistema de gerenciamento de tráfego em Dubai

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.