Valorizar empresas jovens com projetos capazes de gerar impacto real e antecipar tendências que tornem o varejo mais eficiente, sustentável e digital é a proposta do Retail Tech Awards – 10 Years Ahead, iniciativa criada para reconhecer startups latino-americanas.
O prêmio, promovido pela Gouvêa Experience em parceria com o Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha do Insper e a Tata Consultancy Services (TCS), fará sua estreia durante o Latam Retail Show sponsored by IBM, principal evento do varejo e consumo na América Latina, que acontece entre os dias 16 e 18 de setembro, em São Paulo.
Podem participar startups latino-americanas de base tecnológica, com até 7 anos de operação completos até a data de inscrição, com receita bruta anual de até R$ 15 milhões e receita recorrente mínima de R$ 50 mil mensais, mantida por pelo menos seis meses.
Os projetos inscritos devem se encaixar em pelo menos um dos seguintes segmentos foco: canais de revenda internos (in-house resale), parcerias DTC e omnicanal, automação e inteligência artificial generativa, jornadas omnicanal conectadas, privacidade e uso de dados próprios (first-party data), consumo consciente e economia circular, modelos de pagamento inovadores, realidade estendida e experiências imersivas.
As startups serão avaliadas por uma banca formada por especialistas, levando em consideração critérios como performance, adaptabilidade, resiliência, diversidade, além da inovação e relevância da solução, aplicabilidade e casos de uso, impacto da solução, resultados alcançados e potencial futuro.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto, com a fase de avaliação intermediária acontecendo entre os dias 1º e 5 de setembro. A banca final será realizada no dia 17 de setembro, durante o Latam Retail Show, e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 18, encerrando o evento.
Os finalistas contarão com espaço de exposição no evento, mentoria preparatória e divulgação nas redes dos organizadores. O vencedor, além de um troféu digital e selo de reconhecimento, receberá apoio em aceleração pelo programa TCS AI-Powered Research & Innovation Center São Paulo, conexão com a rede internacional do TCS Pace™, destaque em um pitch no palco do evento antes do painel de encerramento e exposição ampliada na feira.
Imagem: Envato