Com o objetivo de arrecadar 10 mil peças de roupa para enfrentar o inverno de 2025, a Clique Retire lançou a campanha “Clique: Facilitando boas ações a pessoas que precisam”, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e em municípios de Minas Gerais, em uma ação que integra tecnologia à solidariedade.
A campanha do agasalho utiliza os smart lockers da empresa como pontos de coleta, permitindo que os doadores entreguem as peças de forma prática, com a solução de autoatendimento.
“Queremos mostrar que a mesma tecnologia que facilita entregas sustentáveis agora conecta doadores a quem mais precisa. Nosso objetivo é inspirar outras iniciativas no país a adotar esse modelo, que tem potencial para transformar a forma como as ações sociais são realizadas”, afirma Gustavo Artuzo, CEO da Clique Retire.
Com uma jornada 100% digital, os doadores podem acessar a campanha por meio de uma landing page e depositar as peças nos lockers da Clique Retire, espalhados em pontos de grande circulação. Essa integração entre infraestrutura tecnológica e simplicidade de uso permite que mais pessoas participem da ação, democratizando o acesso à doação e eliminando inconvenientes como deslocamento, tempo e limitações de horário.
Atualmente, a Clique Retire possui mais de 2.000 pontos de smart lockers distribuídos entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, um crescimento de 30% em 2024. Essa expansão amplia o potencial de impacto social da campanha.
Emissão de CO₂
Cada doação feita por meio dos smart lockers evita a emissão de 3,2 kg de CO₂, considerando o deslocamento que seria feito de carro até um ponto de coleta.
A expectativa é que o uso de QR Codes aumente em até 70% a adesão dos doadores, em comparação com métodos tradicionais, segundo estimativas baseadas em campanhas anteriores que integraram tecnologia ao processo de doação.
As roupas arrecadadas serão encaminhadas a instituições parceiras por meio de uma rede de logística inteligente, que otimiza custos operacionais e reduz o tempo de entrega.
Imagem: Envato