DHL e Michelin acertam parceria para testar pneus à prova de furos

Projeto piloto estará em teste durante todo o mês de janeiro nas estradas da Singapura

DHL

Ao menos 50 vans da DHL Express começarão a utilizar pneu sem ar da Michelin para realizar entregas last mile em Singapura. O programa piloto começou com os veículos fazendo as primeiras viagens nesta terça-feira, 10, e vai até o final do mês. O produto, batizado de Michelin Uptis, foi lançado um ano antes do previsto e já é comercializado.

O protótipo do modelo é um conjunto formado por roda e pneu à prova de furos sem ar comprimido, destinado a carros leves e vans. No produto, o ar foi substituído por uma estrutura capaz de suportar o veículo, garantindo a robustez da roda e a segurança durante a direção. O pneu foi projetado como uma solução plug-and-play para os usuários não se preocuparem com perigos na estrada.

Segundo nota, o objetivo da DHL com a parceria é otimizar a produtividade da frota e garantir a continuidade dos negócios evitando problemas. A tecnologia também limita o número de descartados por conta de furos, visando um futuro mais sustentável.

[the_ad_group id="11688"]

“Para impulsionar os esforços de sustentabilidade aqui, já convertemos 80 veículos em nossa frota terrestre em vans elétricas. Esta colaboração é um marco para nós, pois nos propusemos a tornar nossas operações last mile mais ecológicas e alcançar emissões líquidas zero de carbono em toda a rede DHL globalmente”, comenta Christopher Ong, diretor-geral da DHL Express Singapura.

O desenvolvimento da tecnologia sem ar é parte fundamental para o projeto da Michelin de um pneu totalmente sustentável até 2050. Atualmente, 20% dos pneus são descartados prematuramente por conta de furos, 12% por estouros e 8% por desgaste irregular por baixa pressão dos pneus. Com base em pesquisas internas, a Michelin projeta que a tecnologia poça evitar o descarte prematuro de até 200 milhões de pneus por ano.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile