Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Farma Ventures acumula 9 startups para inovar o varejo farmacêutico

Parceria permite que as soluções tenham acesso aos fundos de investimento

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Farma Ventures

A pandemia de covid-19 exigiu que os mais diversos setores utilizassem soluções inovadoras para adaptar à nova realidade. Com a missão de buscar soluções inovadoras e desenvolver o trabalho de startups do segmento farmacêutico surgiu a Farma Ventures, primeira corporate venture builder do varejo farmacêutico do Brasil.

Lançada em março de 2020, a Farma Ventures foi uma iniciativa de duas redes de farmácias do País, a Drogal e a Indiana. Ambas se tornaram sócias da companhia e servem de porta de entrada para as soluções apresentadas pelas startups.

Com menos de dois anos de criação, a empresa já conta com nove startups em seu portfólio, como Proffer, Ligo e XLZ. Ao todo, o valuation da empresa é de R$ 42 milhões.

“O varejo farmacêutico demanda plataformas e sistemas tecnológicos para potencializar ainda mais seus resultados. Nossa proposta é justamente destacar e realçar as startups que se debruçam sobre esse setor e precisam de apoio para crescerem”, explica Marcos Knosel, CEO da Farma Ventures.

Processo de seleção

A Corporate Venture Builder faz um processo de busca se startups que sejam promissoras e promovam impacto socioeconômico com suas soluções. Entre os segmentos de investimentos estão os de automação do PDV, soluções omnichannel, gestão de preços e estoque, serviços de saúde, inteligência de mercado, gestão de pessoal e outras frentes.

A partir da seleção, a Farma Ventures entra como cofounder da startup e garante o apoio intelectual, relacional e estratégico para a empresa selecionada. A parceria permite que as soluções tenham um acesso ampliado ao mercado farmacêutico e aos fundos de investimento.

O varejo farmacêutico atravessa um bom momento. Segundo um levantamento feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo, para a Associação Brasileira de Redes de Farmácia (Abrafarma), aponta que o setor movimentou R$ 66,07 bilhões entre agosto de 2020 e julho de 2021.

Etapas de trabalho

Tanto a Drogal como a Indiana são mentoradas pela Top Capital, butique de investimentos focada em estratégia corporativa. As duas empresas encontraram no formato de negócio da FCJ Venture Builder a melhor opção para colocar o projeto em prática.

“Com essa estrutura, queremos impulsionar as startups do nosso portfólio permitindo que elas tenham o apoio necessário em todas as etapas do trabalho. Assim, é possível apresentar propostas inovadoras que realmente tragam impacto positivo para todo o ecossistema”, afirma Knosel.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilcomportamentodigitalempresasestratégiaexpansãoFarmáciasinovaçãomercadomercado&consumosoluçõesStartupstecnologiavarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile