Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Redes de podcast aumentam a força dos produtores independentes

Além de compartilhar experiências, redes ajudam nas negociações com plataformas e eventos

  • de Larissa Féria
  • 4 anos atrás

Com 34,6 milhões de ouvintes, segundo a Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), o consumo de podcast disparou no Brasil na pandemia. Segundo um estudo realizado pela Globo, em parceria com o Ibope, 57% dos entrevistados começaram a ouvir programas em áudio digital durante a pandemia.

Uma outra pesquisa da Abpod revela que 65,7% produzem podcasts exclusivamente por hobby e 34,3% apresentam, editam e produzem seus arquivos. Diante desse cenário, as redes de podcasts têm sido utilizadas para trocas de experiências e nas negociações com plataformas e eventos.

“A rede aumenta a força dos produtores independentes quando eles precisam fazer alguma negociação com uma plataforma de reprodução ou algum evento”, diz David Varelo, produtor do podcast Desculpa o Atraso, que fala sobre o sobre mercado de trabalho e carreira, durante o painel  “O poder da colaboração e das redes” da edição online da  13ª edição da Campus Party Brasil nesta quinta-feira, 11.

Segundo Varelo, que participa das redes LGBT Podcaster e da Rede Nordestina de Podcast, nas redes é possível compartilhar experiências com outras pessoas e aprender. “O ideal é procurar uma rede que faça sentido para participar. É bacana ter outra voz e saber que não está sozinho”, diz.

Início solitário

Criador e organizador da Batalha da Leste (batalha de MCs) e editor-chefe da revista digital O Lado Negro da Força, Augusto Oliveira conta que o podcast de mesmo nome surgiu da carência de outros projetos desenvolvidos por ele. “Foi muito solitário no início, mas quando você encontra pessoas que anseiam por essa troca, começa a expandir e absorver o conhecimento e começa a montar uma rede”, conta.

Produtora do podcast Calumbi, programa que apresenta conteúdos sobre educação, história e a cultura do sertão baiano, Adriana Santana destaca a importância das hashtags para a

“Antes da Rede Nordestina existir já existia a hashtag oficial, #podcastnordestino. Foi a partir daí que as pessoas se conheceram para criar um grupo no Telegram. Foi a partir daí que surgiu a ideia de criar a rede”, conta.

Imagem: ShutterStock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciamarcaspandemiaprodutosserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile