Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Redes de podcast aumentam a força dos produtores independentes

Além de compartilhar experiências, redes ajudam nas negociações com plataformas e eventos

  • de Larissa Féria
  • 4 anos atrás

Com 34,6 milhões de ouvintes, segundo a Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), o consumo de podcast disparou no Brasil na pandemia. Segundo um estudo realizado pela Globo, em parceria com o Ibope, 57% dos entrevistados começaram a ouvir programas em áudio digital durante a pandemia.

Uma outra pesquisa da Abpod revela que 65,7% produzem podcasts exclusivamente por hobby e 34,3% apresentam, editam e produzem seus arquivos. Diante desse cenário, as redes de podcasts têm sido utilizadas para trocas de experiências e nas negociações com plataformas e eventos.

“A rede aumenta a força dos produtores independentes quando eles precisam fazer alguma negociação com uma plataforma de reprodução ou algum evento”, diz David Varelo, produtor do podcast Desculpa o Atraso, que fala sobre o sobre mercado de trabalho e carreira, durante o painel  “O poder da colaboração e das redes” da edição online da  13ª edição da Campus Party Brasil nesta quinta-feira, 11.

Segundo Varelo, que participa das redes LGBT Podcaster e da Rede Nordestina de Podcast, nas redes é possível compartilhar experiências com outras pessoas e aprender. “O ideal é procurar uma rede que faça sentido para participar. É bacana ter outra voz e saber que não está sozinho”, diz.

Início solitário

Criador e organizador da Batalha da Leste (batalha de MCs) e editor-chefe da revista digital O Lado Negro da Força, Augusto Oliveira conta que o podcast de mesmo nome surgiu da carência de outros projetos desenvolvidos por ele. “Foi muito solitário no início, mas quando você encontra pessoas que anseiam por essa troca, começa a expandir e absorver o conhecimento e começa a montar uma rede”, conta.

Produtora do podcast Calumbi, programa que apresenta conteúdos sobre educação, história e a cultura do sertão baiano, Adriana Santana destaca a importância das hashtags para a

“Antes da Rede Nordestina existir já existia a hashtag oficial, #podcastnordestino. Foi a partir daí que as pessoas se conheceram para criar um grupo no Telegram. Foi a partir daí que surgiu a ideia de criar a rede”, conta.

Imagem: ShutterStock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciamarcaspandemiaprodutosserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile