Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Brasil é o país mais receptivo com tecnologias de inteligência artificial do mundo

4 em cada 6 brasileiros acreditam que a IA pode trazer um impacto positivo em suas vidas

  • de Redação
  • 2 anos atrás
tecnologias

A América Latina lidera o ranking de regiões com maior interesse e entusiamos pelas tecnologias de inteligência artificial. O Brasil vê o surgimento de novas ferramentas com curiosidade, e 4 em cada 6 brasileiros afirmaram que enxergam que a IA pode trazer um impacto positivo em suas vidas. O número está acima da média global, em que apenas 5 em cada 10 concordaram com a afirmação.

O estudo foi realizado pela Getty Images, que capturou as opiniões de mais de 7.000 adultos em mais de 25 países ao redor do mundo. 

Os consumidores brasileiros demonstram 15% mais interesse por essa tecnologia em comparação com o resto do mundo. Além disso, diferentemente de países como Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido e Austrália, menos de 34% das pessoas no Brasil afirmam se sentir nervosas ou ameaçadas pelo avanço dessa tecnologia.

A pesquisa sugere que esse otimismo e apelo são impulsionados pelos benefícios que a IA oferece em termos de produtividade: 9 em cada 10 pessoas na região acreditam que a IA pode ajudá-las a serem mais eficientes e veem essa tecnologia como um meio para se tornarem mais produtivas.

“A pesquisa VisualGPS revelou que as pessoas na América Latina estão cativadas pelas promessas que a IA oferece em termos de aumento da eficiência, melhorias na experiência do usuário e novas formas de abordar desafios complexos. Além disso, observamos um aumento nas buscas por imagens e vídeos relacionados à IA”, afirmou Tristen Norman, diretora de Insights Criativos no departamento de Pesquisa Visual da Getty Images.

Empresas

O Índice Global de Adoção de IA da IBM indica que 29% das empresas na América Latina passaram a utilizar inteligência artificial, enquanto 43% estão nos estágios iniciais de experimentação.

O Brasil, no entanto, está acima das médias global e regional, com 41% das empresas utilizando tecnologias IA em suas operações. A pesquisa sugere que as companhias brasileiras estão interessadas nas tecnologias e não ficam atrás de seus competidores globais. 

“À medida que a IA continua a se expandir em nossas vidas, as empresas têm a oportunidade de moldar a narrativa em torno dessa poderosa tecnologia. Usando conteúdo visual autêntico, as marcas podem não apenas aumentar a confiança do consumidor, mas também promover uma compreensão profunda do potencial da IA para impulsionar mudanças positivas”, explica Norman.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasildigitalEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciaIAindústriainovaçãoInteligência Artificialinvestimentomarcasomnichannelserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile