Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Brasil é o país mais receptivo com tecnologias de inteligência artificial do mundo

4 em cada 6 brasileiros acreditam que a IA pode trazer um impacto positivo em suas vidas

  • de Redação
  • 2 anos atrás
tecnologias

A América Latina lidera o ranking de regiões com maior interesse e entusiamos pelas tecnologias de inteligência artificial. O Brasil vê o surgimento de novas ferramentas com curiosidade, e 4 em cada 6 brasileiros afirmaram que enxergam que a IA pode trazer um impacto positivo em suas vidas. O número está acima da média global, em que apenas 5 em cada 10 concordaram com a afirmação.

O estudo foi realizado pela Getty Images, que capturou as opiniões de mais de 7.000 adultos em mais de 25 países ao redor do mundo. 

Os consumidores brasileiros demonstram 15% mais interesse por essa tecnologia em comparação com o resto do mundo. Além disso, diferentemente de países como Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido e Austrália, menos de 34% das pessoas no Brasil afirmam se sentir nervosas ou ameaçadas pelo avanço dessa tecnologia.

A pesquisa sugere que esse otimismo e apelo são impulsionados pelos benefícios que a IA oferece em termos de produtividade: 9 em cada 10 pessoas na região acreditam que a IA pode ajudá-las a serem mais eficientes e veem essa tecnologia como um meio para se tornarem mais produtivas.

“A pesquisa VisualGPS revelou que as pessoas na América Latina estão cativadas pelas promessas que a IA oferece em termos de aumento da eficiência, melhorias na experiência do usuário e novas formas de abordar desafios complexos. Além disso, observamos um aumento nas buscas por imagens e vídeos relacionados à IA”, afirmou Tristen Norman, diretora de Insights Criativos no departamento de Pesquisa Visual da Getty Images.

Empresas

O Índice Global de Adoção de IA da IBM indica que 29% das empresas na América Latina passaram a utilizar inteligência artificial, enquanto 43% estão nos estágios iniciais de experimentação.

O Brasil, no entanto, está acima das médias global e regional, com 41% das empresas utilizando tecnologias IA em suas operações. A pesquisa sugere que as companhias brasileiras estão interessadas nas tecnologias e não ficam atrás de seus competidores globais. 

“À medida que a IA continua a se expandir em nossas vidas, as empresas têm a oportunidade de moldar a narrativa em torno dessa poderosa tecnologia. Usando conteúdo visual autêntico, as marcas podem não apenas aumentar a confiança do consumidor, mas também promover uma compreensão profunda do potencial da IA para impulsionar mudanças positivas”, explica Norman.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasildigitalEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciaIAindústriainovaçãoInteligência Artificialinvestimentomarcasomnichannelserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile