Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Trabalhador brasileiro gasta, em média, R$ 46,60 para almoçar fora de casa

Segundo pesquisa da Mosaiclab, a região Sudeste é a que apresenta o preço médio mais elevado do País, de R$ 49,33

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Trabalhador brasileiro gasta, em média, R$ 46,60 para almoçar fora de casa

O trabalhador brasileiro gasta, em média, R$ 46,60 para almoçar fora de casa, uma refeição completa, com prato principal, bebida não alcoólica, sobremesa e café. Segundo a pesquisa Preço Médio da Refeição Fora do Lar, realizada pela Mosaiclab, esse valor é 14,7% superior ao registrado no ano passado, quando o levantamento foi realizado entre fevereiro e abril.

Isso significa que para se alimentar com uma refeição completa na hora do almoço, o trabalhador precisa desembolsar R$ 1.025,20 mensalmente ou o equivalente a 35% do salário médio, de R$ 2.921.

A região Sudeste é a que apresenta o preço médio mais elevado do País, de R$ 49,33. Três capitais se destacam com os preços mais altos: Florianópolis: R$ 56,11; Rio de Janeiro: R$ 53,90 e São Paulo com o preço médio de R$ 53,12.

Entre os fatores que contribuíram para o aumento de preços na pesquisa deste ano estão os aumentos dos preços da gasolina, do gás de cozinha e da energia elétrica.

“Os estabelecimentos fazem um grande esforço para não elevar o valor da refeição, para manter e atrair consumidores. Mas sofrem diretamente os impactos dos reajustes dos preços públicos, como combustível e energia elétrica”, afirma Ricardo Contrera, sócio-diretor da Mosaiclab.

Contrera destaca que o cenário econômico pós-pandemia também se reflete nos preços, já que o retorno ao trabalho presencial elevou os aluguéis comerciais e os custos para as empresas do setor.

”A volta aos escritórios e o retorno do atendimento presencial, que envolvem manutenção do espaço físico, recontratação de profissionais para o atendimento e até ações de marketing, exigiram novos investimentos por parte dos estabelecimentos”, avalia.

Pós-pandemia

A pesquisa mostra o percentual de estabelecimentos que oferecem o sistema de delivery, que era de 41% em 2019, passou a 60% em 2022 e em 2023 está em 44%, pouco acima dos níveis pré-pandemia.

Outra tendência apontada pelo estudo Crest/ Mosaiclab com consumidores de refeições fora do lar é o aumento do consumo nos dias úteis na hora do almoço nos estabelecimentos recuperando o espaço perdido ao longo da pandemia.

Em 2019, por exemplo, 74% dos consumidores realizavam as suas refeições nos estabelecimentos, percentual que caiu para 50% em 2021 na média brasileira e agora começa a se recuperar subindo para 61%.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoalmoçoBrasilclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocusto de vidadigitale-commerceecommerceEconomiaempresasfoodservicemercadonegóciosSaláriotrabalhador

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile