Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Nove em cada dez usuários de WhatsApp já conversaram com robôs de atendimento

Estudo evidencia a popularização do atendimento automatizado por vários canais

  • de Redação
  • 3 anos atrás
WhatsApp apresenta instabilidade em todo o mundo

Nove em cada dez usuários de WhatsApp já conversaram com robôs de atendimento do consumidor das empresas. É o que mostra o Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil. O levantamento foi realizado em agosto de 2022 com 2.073 brasileiros com mais de 16 anos de idade que acessam a internet e possuem smartphone.

Segundo a pesquisa, no Facebook Messenger, menos da metade dos usuários (40%) já conversaram com bots. No Telegram, 33% dos usuários já tiveram essa experiência, enquanto que no Instagram Direct são 29%.

Os mais jovens são os que mais tiveram a experiência de atendimento automatizado conversacional no WhatsApp – ou pelo menos são os que mais se deram conta disso. No grupo de 16 a 29 anos, 92% já conversaram com chatbots no aplicativo.

Na faixa de 30 a 49 anos, são 91%. Entre aqueles com 50 anos ou mais, a proporção cai para 81%. Entre as pessoas das classes A e B, 91% declaram já ter conversado com robôs no WhatsApp, contra 88% daquelas das classes C, D e E. Não há diferença na análise entre homens e mulheres.

Grau de satisfação

Apesar de os aplicativos de mensageria serem muito usados pelos brasileiros, há bastante espaço para que o atendimento por bots seja melhorado. A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil descobriu que 42% das pessoas que já conversaram com robôs pelo WhatsApp se dizem satisfeitos com essa experiência, tendo dado notas 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5 em que 1 significa muito insatisfeito e 5, muito satisfeito.

Outros 37% disseram estar insatisfeitos (notas 1 e 2) e 31%, nem satisfeitos nem insatisfeitos (nota 3). A nota média dos bots no WhatsApp é de 3,2.

Os aplicativos de mensageria compõem o ambiente mais usado para a comunicação entre empresas e clientes para diversos objetivos, desde para tirar dúvidas ou pedir informações, receber suporte técnico, receber promoções, comprar produtos e serviços e cancelar serviços.

O WhatsApp é o mais utilizado na comunicação com marcas e empresas (81%), seguido por Instagram Direct (66%), Telegram (54%) e Facebook Messenger (52%).

Apenas uma pequena parcela dos usuários do WhatsApp (5%) considera inadequado conversar com as marcas por este tipo de canal. Entre os usuários do Facebook Messenger, o percentual que tem a mesma opinião é de 25%. No caso do Telegram, 12% pensam igual.

Ainda de acordo com a pesquisa, 43% dos usuários de WhatsApp aceitariam assinar uma versão premium paga do aplicativo.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: atendimentoBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumoempresasexperiênciafacebookinovaçãoinstagrammarcasmercado&consumoserviçostecnologiaTelegramwhatsapp

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile