O avanço da tecnologia e da Inteligência Artificial, somado a novas demandas do consumidor, exige que o setor de foodservice inove com agilidade para manter relevância e competitividade. Essas transformações serão destaques no Latam Retail Show sponsored by IBM, que acontece de 16 a 18 de setembro, em São Paulo.
No dia 16 de setembro, o painel “Tecnologia e inovação no foodservice” reunirá Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, e Dênio Oliveira, CEO da Bem Brasil, para discutir as principais disrupções tecnológicas e operacionais que vêm transformando o setor.
“O foodservice vive um ponto de inflexão. A busca por conveniência, saúde, tecnologia e novas experiências tem pressionado as empresas a inovarem com velocidade e eficiência. E o Latam Retail Show é o espaço ideal para lideranças do setor acessarem conteúdo estratégico, trocarem experiências e se prepararem para o que vem pela frente”, destaca Cristina, que também é curadora do evento.
Já o painel “Como os agentes de IA já estão transformando a rentabilidade dos negócios” trará Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting; e Raphael Cyjon, vice-presidente de Estratégia e Transformação para Transporte e Frotas Globais da PepsiCo; para debater o impacto da Inteligência Artificial na performance e gestão de negócios.
Na mesma data, o painel “Corra, varejo, corra: os muitos desafios na capacitação de pessoas vendedoras em um cenário de alta rotatividade” reunirá Roberta Andrade, diretora de Educação Corporativa da Friedman e gonow1; Ian Coutinho, gerente Comercial e líder do programa Somos Todos Vendedores da Reserva; e Cíntia Maria Moreira, CEO da Dengo Chocolates.
Já no dia 17 de setembro, a apresentação “Arquitetando a eficiência: como estruturas inteligentes aceleram o crescimento no varejo e no franchising” reunirá Raul Matos, CEO & Founder da Biscoitê; Dorival Oliveira, vice-presidente de Franquias da Divisão Brasil da Arcos Dorados (McDonald’s); e Lyana Bittencourt, CEO da Bittencourt Inteligência em Redes de Negócios.
E o painel “Fidelização” reunirá Celso Furtado, CEO & diretor-geral da Coop (Cooperativa de Consumo); Maria Cristina de Amarante Merçon, diretora de Marketing, Fidelidade e Growth do GPA; e Caio Camargo, especialista em inovação no varejo.
Temas estratégicos para o varejo alimentar
Ainda no dia 17, o painel “Menos Ruído, Mais Resultado: Colaboração Indústria-Varejo Otimizando a Operação Comercial” contará com Luciano Bortolini, diretor comercial do Tenda Atacado; Gabriela Pontin, vice-presidente Comercial da Ypê; e Rodrigo Catani, sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Já a palestra “Marcas próprias: do crescimento à transformação – uma perspectiva global de marca própria” será conduzida por Daniel Morimoto, vice-presidente América Latina da Circana, e Ana Laura Tambasco, diretora-executiva de Marcas Próprias do Grupo Carrefour Brasil.
No dia 18 de setembro, o painel “Revolução da Conveniência” terá a participação de Thiago Moreira, diretor de Operações do Carrefour Express; Igor Figueiredo, gerente de Digital e Marketing da Shell Select (Grupo Nós); e Cadu Ventura, diretor de Sales Excellence da Globo.
Outra atração da data será a apresentação “10 anos de Latam + 10 years ahead: A visão de futuro de 10 grandes lideranças do varejo e consumo”, que reunirá executivos de destaque para refletir sobre o presente e o futuro do setor. Estão confirmados Belmiro Gomes, CEO do Assaí, Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, Andre Farber, CEO da Riachuelo, Sergio Zimerman, CEO da Petz, e Peter Furukawa, CEO das Lojas Quero-Quero.
Estudos trazem comportamento e tendências
Além dos debates, o evento contará com a apresentação de estudos exclusivos com dados relevantes para o setor. A Globo apresentará a pesquisa “A revolução da conveniência”, que analisa como a busca por soluções práticas tem transformado o varejo alimentar, o delivery e o foodservice.
A pesquisa “O impacto dos medicamentos de diabetes, obesidade e sobrepeso na indústria de alimentação dentro e fora do lar no Brasil”, da Varejo360, explora os efeitos do uso de medicamentos como o Ozempic nos hábitos alimentares.
Outro destaque será a apresentação da mais recente edição do Atlas, programa global de insights da Ingredion, que traz uma visão aprofundada sobre as atitudes dos consumidores em relação aos alimentos e bebidas.
Imagem: Mercado&Consumo