99Food volta a operar em São Paulo com investimento de R$ 500 milhões

Investimento total da empresa no Brasil, anunciando em abril, é de R$ 1 bilhão

O aplicativo de delivery 99Food volta a operar em São Paulo nesta terça-feira, 12, com mais de 20 mil restaurantes e mais de 50 mil entregadores cadastrados. Para este retorno à capital paulista, a plataforma fará um investimento de R$ 500 milhões, metade do aporte de R$ 1 bilhão anunciado para o País em abril. A 99Food operou no Brasil entre 2019 e 2023.

Na capital paulista, o 99Food oferecerá isenção de comissões e mensalidades por 12 meses aos restaurantes, além de garantir ganhos mínimos de R$ 250 para entregadores parceiros que realizarem 20 serviços — sendo pelo menos cinco de entrega de comida. A plataforma já está ativa em Goiânia (GO) desde junho e pretende estar presente em mais de 100 cidades até 2026.

“Para a 99Food no Brasil, o foco serão as principais capitais e cidades com grande densidade populacional, onde há uma demanda elevada por um serviço de delivery eficiente. Nosso desejo é estar presente em todos os principais municípios, assim como já acontece com o Entrega e o Moto, que atuam em 3.300 cidades no País. Mas, obviamente, vamos começar pelas localidades onde essa demanda é mais forte”, afirma Luis Gamper, diretor de Logística da 99.

[the_ad_group id="11688"]

Neste retorno, a empresa firmou parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Uma grande campanha publicitária será exibida em meios físicos e digitais entre os dias 18 e 19 deste mês.

O aplicativo também estabeleceu parceria com a Polícia Militar de São Paulo e outras autoridades locais para reforçar a segurança. O objetivo é criar mecanismos para identificar se os entregadores que circulam com mochilas com a marca da 99 estão, de fato, vinculados à plataforma.

“Não viemos para jogar segundo as regras antigas. Viemos para mudá-las em benefício de todos”, afirma Simeng Wang, diretor-geral da 99 no Brasil. Hoje, a empresa é parte da empresa chinesa de mobilidade DiDi Global Inc.

Taxas prejudicam restaurantes

Pesquisa apresentada pela 99Food nesta terça-feira, 12, em São Paulo, durante evento para a imprensa, mostra que 94% dos consumidores e 81% dos restaurantes acreditam que, sem as taxas dos aplicativos, os estabelecimentos poderiam oferecer pratos mais baratos no delivery. O estudo, elaborado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Abrasel, também aponta que consumidores e restaurantes se sentem presos às plataformas que dominam o mercado.

99Food volta a operar em São Paulo com investimento de R$ 500 milhões
Evento de lançamento do 99Food em São Paulo (Imagem: Mercado&Consumo)

O levantamento revela ainda que 63% dos usuários de aplicativos de delivery já desistiram de um pedido por causa do preço. Além disso, 85% dos restaurantes investiriam o valor economizado em melhorias no estabelecimento e 82% na contratação de funcionários. Nove em cada dez consumidores afirmam que passariam a pedir mais se houvesse um aplicativo sem cobrança de taxas para os restaurantes.

Movimentação no mercado de delivery brasileiro

O mercado de delivery brasileiro vem passando por grandes acontecimentos recentemente. O iFood, que atualmente domina o setor no País, anunciou um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil, além de diversas novidades tanto para os clientes quanto para os restaurantes parceiros.

Antes disso, a Meituan anunciou sua entrada no delivery brasileiro por meio da Keeta, com um investimento de R$ 5,6 bilhões em cinco anos e a estimativa de gerar 100 mil empregos indiretos, além da instalação de uma central de atendimento no Nordeste, que deve criar entre 3 mil e 4 mil empregos diretos.

Para Gamper, essa grande movimentação em um mercado tão amplo e em crescimento como o brasileiro é algo positivo. “Acho que isso ajuda não só os concorrentes, que vão buscar ser cada vez melhores, mas também todos os consumidores, estabelecimentos e motociclistas. O que é muito bom para nós é que, com certeza, o mercado vai crescer de forma acelerada daqui para frente.”

Diferenciais da 99Food

De acordo com a 99Food, o aplicativo oferece, para os consumidores da capital e da Região Metropolitana de São Paulo:

Para os entregadores, a empresa oferece:

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile