Consumidores priorizam o meio ambiente em suas compras sustentáveis

No Brasil, a questão do desmatamento é o aspecto mais considerado pelo consumidor

Consumidores priorizam o meio ambiente em suas compras sustentáveis
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Os consumidores estão cada vez mais engajados e preferindo compras mais sustentáveis que priorizem o meio ambiente em vez de preocupações florestais, como mostrado em um levantamento da ONG Forest Stewardship Council (FSC), realizado pela Ipsos, na qual foram entrevistadas 26.800 pessoas em 33 países.

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De acordo com os dados da pesquisa, cerca de 71% dos entrevistados afirmam preferir produtos não prejudiciais às plantas e animais, enquanto um total de 63% optam por comprar produtos com embalagens renováveis. Cerca de 59% dizem preferir produtos que não contribuam para a crise climática.

Apesar da instabilidade econômica global, questões de saúde e conflitos, as preocupações relacionadas ao meio ambiente permanecem presentes. O estudo revela que a perda de biodiversidade, as mudanças climáticas e o desmatamento estão entre as dez principais preocupações das pessoas em relação às florestas.

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No Brasil, a questão do desmatamento é o aspecto mais considerado pelo consumidor, seguida pelas mudanças climáticas e a perda de espécies vegetais e animais. Isso indica que os impactos do aquecimento global são cada vez mais perceptíveis para as pessoas, como evidenciado por eventos como inundações na Indonésia e incêndios florestais na Espanha e nos EUA.

Confiança do consumidor

Quando se trata de proteger as florestas, os consumidores atuais demonstram uma maior confiança em sistemas de certificação independentes e confiáveis, bem como em ONGs ambientais. A maioria dos entrevistados mostra confiança alta ou moderada nos selos de certificação como garantia de proteção das florestas.

Por outro lado, menos da metade (49%) dos entrevistados revela pouca ou nenhuma confiança em agências governamentais para preservar as florestas.

Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Shutterstock

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