Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Trabalhador troca almoço em grandes centros comerciais por restaurantes perto de casa

Mudança de hábito iniciada na pandemia continua com o home office e o modelo híbrido de trabalho

  • de Redação
  • 3 anos atrás
centros

Com a chegada da pandemia e as restrições impostas para conter o avanço do coronavírus, uma grande parcela dos trabalhadores adotou o home office como modalidade de trabalho principal. Mesmo com o avanço dos índices de vacinação e a queda do número de infectados, o esquema ainda é o preferido entre os trabalhadores, que trocaram seu horário de almoço em grandes centros pelo conforto do lar ou estabelecimentos perto de sua casa. 

É o que aponta um levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos. A empresa analisou dados de pesquisa global da organização, mostrando que, antes do isolamento social, 84% do consumo com cartões-refeição se dava nos locais predominantemente comerciais e apenas 16% em residenciais. Com o início da crise sanitária, o consumo fora do lar diminuiu para 31%, contra 69%.

“Quando fazemos um recorte do segmento de franquias, 43% das lojas que aceitavam o cartão Refeição Pass da Sodexo chegaram a ficar sem transações no cartão em abril de 2020. Para ajudar os estabelecimentos e consumidores durante o isolamento, passamos a fazer uma rápida conexão com os canais online, que ajudaram a manter as transações com esses meios de pagamento”, avalia Antônio Aguiar Tombé, diretor de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Passados dois anos desde o início da pandemia, o  executivo destaca a digitalização do consumidor, que permaneceu fiel aos aplicativos de delivery mesmo após o início das flexibilizações sanitárias.

“Nos primeiros meses de 2022, 57% dos franqueados continuaram aderentes aos canais online. Atualmente, 15% do faturamento desses estabelecimentos se dá por meio da venda digital dentro de plataformas de delivery ou aplicativos próprios. Essa é uma estatística que sequer existia antes da pandemia”, diz.

Consumo em regiões residenciais

De acordo com o diretor da Sodexo, o número de lojas de franquia que passaram a aceitar os cartões-refeição em zonas residenciais também é uma tendência que vale ser observada. “Isso se deve à mudança de comportamento no trabalho. Com o home office ou o modelo híbrido, as pessoas passaram a frequentar restaurantes próximos às suas casas. As lojas localizadas nessas regiões enxergaram a oportunidade e a necessidade de aceitar esses meios de pagamento”, conta. 

De acordo com Tombé, os desafios para o setor de franquias e varejo seguem sendo o aumento da frequência de compras, valor médio de consumo e o encantamento de novos consumidores. Estratégias de fidelização como a adoção de ações promocionais e uso de inteligência de dados para analisar o comportamento do consumidor são os principais aliados das companhias e obter insights valiosos para tomada de decisão. 

“É fundamental olhar sempre para os canais de venda. É preciso estar disponível para atender o cliente da forma como ele prefere comprar. Temos percebido o WhatsApp como instrumento poderoso nos últimos tempos”, completa.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilClientescomérciocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoDeliverydigitalempresasestratégiafoodservicelojalojasmercadopandemiaserviçosSodexovarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile